Moradores de Feira de Santana relataram na manhã desta quarta-feira (11), o abandono constante de animais na Rua Lopes Rodrigues, no Conjunto Jomafa. Ele relataram ao Acorda Cidade, que vários cachorros são deixados para trás, sob riscos de acidentes, perambulando entre os veículos e proliferando doenças, já que muitos deles não estão vacinados.
Viviane Cardoso afirmou que muitos animais da rua estão doentes, necessitando de ajuda. Em uma rua há em torno de sete cachorros, em bando, que chegam a assustar os moradores.
“Nós estamos de coração partido, os animais estão aqui expostos, causando acidentes, tem muitos animais que estão doentes, precisando de um auxílio, de uma ajuda, sem falar que, o pessoal que faz atividade física, aqueles que vão trabalhar de bicicleta, esses animais atacam essas pessoas, eles não estão vacinados, então estão causando grande risco para a comunidade, além das enfermidades que estão tendo”, relatou.
De acordo com a moradora, dois cachorros já foram atropelados e estão bastante adoecidos, inclusive, um dos animais está com suspeita de cinomose.
Ela contou ao Acorda Cidade, que já buscou apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com a Associação Protetora dos Animais (APA), mas foram informados que não há vagas para receber os animais.
“Ele grita a noite inteira sentindo dor, então isso comove o coração da gente, esses animais de rua. Infelizmente já entramos em contato com vários setores responsáveis e a informação é que não tem espaço nesses abrigos para animais”, afirmou.
Morador do bairro há 44 anos, Valtemir do Vale revelou que já presenciou muitas pessoas abandonando os animais na via. Ele explica que por haver um estabelecimento de Pet Shop próximo, estimula o abandono dos bichinhos.
“Aqui é um ponto que tem sempre alguém trazendo animais para vacinar, para medicar e muitos pegam e adotam, então é um espaço que eles abandonam cachorros mesmo que eu já presenciei várias vezes, camarada chega com grandes carros, solta os bichinhos e vão embora”, contou Valtemir.
Vale ressaltar que no Brasil, desde de 1998, conforme a Lei Federal 9.605/98, o abandono de animais é crime, prevendo três meses a um ano de detenção, nesses casos de maus-tratos. A pena aumenta em casos de violência contra cães e gatos, de 2 a 5 anos de prisão, além disso, subindo de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal.
Com informação do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram