Saúde

Especialista destaca a importância da socialização, prática de atividades físicas e intelectuais para um envelhecimento saudável

A falta de autonomia, o isolamento social e o distanciamento familiar e dos grupos de amigos podem afetar substancialmente a saúde mental da pessoa idosa.

06/10/2023 às 15h23, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Idoso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Médicos são unânimes em afirmar que o caminho para o envelhecimento saudável começa antes de chegar à terceira idade, mantendo uma rotina de exercícios físicos, uma alimentação rica em fibras e nutrientes, com baixo teor de carboidrato, açúcar e gordura, a mente ativa e abandonando hábitos nocivos (tabagismo, consumo de bebida alcóolica).

São estratégias determinantes, especialmente em um país como o Brasil, com 31,23 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – o que representa um aumento de 39,8% nos últimos nove anos, enquanto a população abaixo de 30 anos reduziu 5,4% no mesmo período –, como pontua a professora da Estácio, Daniela dos Anjos, doutora em Ciências da Reabilitação.

Médica
Foto: Divulgação/Estácio

“O envelhecimento saudável é aquele em que ocorrem perdas fisiológicas mínimas com preservação das funções físicas, cognitivas, sociais e emocionais, pois a passagem natural do tempo afeta todas as dimensões do indivíduo. As alterações fisiológicas aumentam o risco de desenvolvimento de doenças e reduzem a capacidade de resistência do organismo. Uma vida ativa preserva a capacidade, independência e autonomia dos idosos. Em outras palavras, preserva as potencialidades para desempenhar as atividades do dia a dia ou realizar um ato ou ação com autonomia, o que melhora a qualidade de vida”, explica.

Segundo Daniele dos Anjos, trata-se de uma etapa da vida marcada por uma consciência da finitude, uma maior convivência com perdas de entes queridos e dos papéis sociais, com a chegada da aposentadoria e/ou o crescimento dos filhos. Somados a esses fatores, a falta de autonomia, o isolamento social e o distanciamento familiar e dos grupos de amigos podem afetar substancialmente a saúde mental da pessoa idosa.

“Nessa fase, a socialização, as atividades físicas e intelectuais são extremamente importantes. A interação proporcionada por cursos e estudos permite o desenvolvimento de novos hobbies, habilidades, aprendizados, e a construção de novos planos e objetivos de vida. Tal mudança nas condições ambientais do dia a dia estimula o sistema nervoso central – plasticidade neuronal – e novos aprendizados, e otimiza as condições de saúde do indivíduo idoso”, ensina.

A especialista salienta que como o idoso está mais propenso a desenvolver limitações na saúde, ao caminhar para o isolamento social e apresentar dificuldades na autonomia é preciso investigar e buscar orientação médica. “Existem muitas possibilidades de reabilitação motora, auditiva, entre outras, que podem impedir ou minimizar as perdas funcionais”, finaliza.

Daniela dos Anjos separou as atividades que mais contribuem para a saúde mental da pessoa idosa:

  1. “Estudar e aprender coisas novas, se permitir retomar atividades e aprendizados que foram abandonados no decorrer da vida e se abrir para novas possibilidades”.
  2. “Atividade física e exercício físico. O efeito do exercício físico regular para a saúde é muito conhecido e estimulado. Também é importante que o idoso mantenha ativa todas as atividades que é capaz de realizar”.
  3. “O uso das tecnologias de forma moderada pode ser benéfico, pode aproximar as relações familiares, permitir o estudo e novos aprendizados. Permite também uma autonomia digital”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Paciente com Angioedema Hereditário - Graça Maria - ft - Paulo José - Acorda Cidade

Dia do AHE

Inchaços podem ser sinais de Angioedema Hereditário, doença rara que afeta mais de 60 mil brasileiros 

Neste 16 de maio, Dia Mundial da doença, o Acorda Cidade conversou com um membro da Associação Brasileira de Angioedema...

16/05/2024 às 10h50

Alimentos com Glúten

Saúde

Inclusão e diversidade: a importância de produtos que substituem o trigo

Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Celíaca reforça que pessoas com alimentação restritiva pode continuar com versatilidade e sabor...

16/05/2024 às 09h51

BIE - Teste do pezinho no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O teste do pezinho, exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê, é uma das principais formas de diagnosticar seis doenças que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento. São elas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Para realizar o teste do pezinho, a família deve levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde entre o 3° e o 5° dia de vida. É fundamental ter atenção a esse prazo. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Dia Internacional das Mucopolissacaridoses (MPS)

Doença rara chamada de Gargolismo no século passado pode ser prevenida com o Teste do Pezinho e terapia precoce

O tratamento geralmente envolve terapias de suporte e, em alguns casos, terapias de reposição enzimática.

15/05/2024 às 17h06

Manifestação de Servidores

Feira de Santana

Servidores da saúde realizam protesto contra reajuste salarial de 4% proposto pelo governo do estado

Segundo o sindicato, a manifestação não está prejudicando o atendimento no HGCA, já que 30% da categoria permanece trabalhando.

15/05/2024 às 11h52

Acidente João Durval - Foto - Ed Santos - Acorda Cidade (1)

Lesões Graves

Cirurgião revela que mais da metade das pessoas acidentadas por moto que dão entrada no HGCA estão sob o efeito de bebidas alcoólicas 

Seja batidas entre carros, ônibus, bicicletas, caminhões ou atropelamentos, têm também a moto na participação dos registros. 

15/05/2024 às 07h00

Jodilton Souza fala sobre inauguração de hospital pediátrico e construção de unidade geral com 170 leitos: 'Super Hospital'

Saúde

Jodilton Souza fala sobre inauguração de hospital pediátrico e construção de unidade geral com 170 leitos: 'Super Hospital'

Ele informou que a União Médica adquiriu 66% da Bambino e 66% da Sobaby, sendo que a Sobaby está em...

14/05/2024 às 20h39

image

Rádio acorda cidade