Política

TSE abre fiscalização do código-fonte das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais de 2024

Inspeção pode ser feita por partidos e entidades fiscalizadoras. Medida tem início um ano antes das eleições do ano que vem.

04/10/2023 às 11h16, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início oficialmente nesta quarta-feira (4) ao processo de fiscalização e transparência das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2024.

Na cerimônia, que ocorreu na sede do tribunal, em Brasília, foi aberto o código-fonte da urna eletrônica aos partidos políticos e entidades que atuam na fiscalização do equipamento.

Código-fonte é um conjunto de comandos de computador que determina como funciona a urna eletrônica.

Ao abrir o código-fonte, o TSE permite a inspeção da urna pelos partidos e entidades fiscalizadoras.

O evento ocorre um ano antes da eleição municipal de 2024. O código-fonte permanecerá aberto à inspeção até que o sistema seja lacrado, o que ocorre às vésperas do pleito.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Porquê só agora resolveram “abrir” a caixa preta? Porquê não abriram nas eleições de 2022? O povo não aguenta mais ser enganado.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade