Política

Sem avanços, PEC que restringe atuação política de militares não tem nem relator no Senado

02/10/2023 às 10h12, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Alardeada no ambiente militar e no mundo político como uma medida concreta para evitar a inadequada mistura de oficiais das Forças Armadas com a política, a chamada “PEC dos Militares” está parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado há duas semanas.

Nem mesmo a escolha do relator – ponto de partida para que o texto comece a ser negociado de forma mais concreta – aconteceu até esta segunda-feira (2).

A proposta altera a Constituição para proibir que militares da ativa concorram a cargos eleitorais. Apesar de uma grande adesão inicial, demonstrada pelos quase 30 parlamentares que assinam a iniciativa do texto, o projeto está parado na CCJ desde 14 de setembro.

A única movimentação, até aqui, foi a inserção da PEC no sistema. Para se tornar parte do texto constitucional, ela terá que passar por comissões e pelos plenários da Câmara e do Senado, em dois turnos, com quórum amplo e sem diferença de versão entre as Casas.

Interlocutores ouvidos pelo blog dizem que a ideia se mantém relevante e urgente – mas apontam que as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras pautas tidas como “prioritárias” atravessaram o caminho.

A proposta, enquanto isso, segue parada. O senador Otto Alencar (PSD-BA) deve ser designado relator, mas formalmente não há essa indicação.

Bagunça no governo Bolsonaro
Essa proposta é muito esperada após a identificação de militares envolvidos no 8 de janeiro e após a delação de Mauro Barbosa Cid.

O militar, ex-braço-direito de Bolsonaro , afirmou à Polícia Federal que houve reunião sobre tentativa de golpe com Bolsonaro, Marinha e Exército — e que o plano só não prosperou porque não teve adesão majoritária.

No ambiente militar, um eventual avanço da tramitação da PEC significaria uma resposta mais perene sobre a politização de militares. Uma forma de cicatrizar as feridas do 8 de janeiro, de atos e falas golpistas, e tirar o “manto de suspeição” sobre as Forças, nas palavras do ministro da Defesa, José Múcio.

Uma PEC similar à atual chegou a ser protocolada na Câmara em 2021, em meio à militarização do governo Jair Bolsonaro e do (mau) combate à pandemia. O texto também não avançou.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Lira defende busca de solução negociada para desoneração da folha dos municípios

Política

Lira defende busca de solução negociada para desoneração da folha dos municípios

Presidente da Câmara participou da abertura da marcha em defesa dos municípios, ao lado dos presidentes da República e do...

22/05/2024 às 15h16

Deputado

Política

Modelo de concessão e plano de investimentos da Coelba serão alvos de audiências públicas na Assembleia Legislativa

Deputado Robinson Almeida é autor das propostas de discussão, aprovadas pelos deputados.

22/05/2024 às 14h57

Gilbert Lucas

Feira de Santana

Presidente da Fundação Hospitalar diz que ainda não foi chamada para discutir possível pré-candidatura

A presidente da Fundação Hospitalar expressou satisfação pelo reconhecimento de seu nome, mas ressaltou que, no momento, seu foco está...

22/05/2024 às 11h46

Câmara de Deputados

Política

PT e PL vão se unir para derrubar proposta de Lira na Câmara, diz colunista

Medida está prevista para ser votada no plenário nesta quarta-feira (22).

22/05/2024 às 10h17

Câmara Municipal

Feira de Santana

Primeiro reitor da Uefs e a atual secretária de Comunicação serão homenageados com a Comenda Maria Quitéria

A Comenda Maria Quitéria, considerada a mais importante honraria concedida pelo Poder Legislativo feirense, será entregue, em data a ser...

21/05/2024 às 18h53

Lideranças rurais alertam para uso indevido de áreas próximas a lagoas e cobram melhorias nos distritos

Feira de Santana

Lideranças rurais alertam para uso indevido de áreas próximas a lagoas e cobram melhorias nos distritos

As questões foram levadas à Tribuna Livre da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (21) por três representantes de entidades...

21/05/2024 às 16h00

image

Rádio acorda cidade