Acorda Cidade
Estudantes dos cursos de Ensino à Distância (EAD) vão ter direito a uma cota de meia passagem no sistema de transporte coletivo de Feira de Santana. Projeto de lei de autoria do vereador Justiniano França (foto) foi aprovado em segunda votação esta semana e agora aguarda para ser sancionado pelo Governo Municipal.
Houve polêmica na votação da proposta, pois alguns vereadores defenderam que o benefício também fosse propiciado aos alunos dos cursos técnicos e profissionalizantes. O vereador Ângelo Almeida e Marialvo Barreto foram os que discursaram mais enfaticamente sobre o assunto.
Ângelo garantiu que estará apresentando nos próximos dias projeto propondo que a meia passagem passe a ser direito também dos alunos do Instituto Federal de Ensino implantado recentemente em Feira de Santana.
De acordo com proposta do vereador Justiniano França, os alunos dos cursos EAD terão 40% do quantitativo de meia passagem a que têm direito os estudantes que tem frequência presencial às unidades de ensino.
Marialvo Barreto chegou a pedir adiamento de pauta da matéria para que uma emenda pudesse ser apresentada, sob a justificativa de que os alunos de cursos EAD necessitam de um quantitativo de vales estudantis igual aos de graduação presencial.
“Mesmo que esses estudantes da EAD sejam obrigados a estar na faculdade apenas em um dia da semana, nos outros dias eles precisam encontrar-se para que possam produzir os trabalhos em grupo”, declarou. O pedido de adiamento foi rejeitado por maioria dos presentes e ao final, o petista disse que votaria favorável ao projeto porque "é melhor ter direito a 40% do que nada”.