Feira de Santana

Secretaria de Saúde intensifica ações de prevenção e combate à dengue

Fortalecimento da rede de saúde será discutida nesta segunda

 

Acorda Cidade
 
Várias estratégias e medidas de prevenção e controle da dengue, com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, estão sendo intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O fortalecimento do sistema de saúde em Feira de Santana para o enfrentamento a doença também está sendo buscado através das discussões do Grupo Gestor de Dengue, que volta a se reunir na próxima segunda-feira (11), às 10h30, no gabinete da SMS.
 
Formado por gestores das unidades hospitalares da rede pública e privada da cidade e representantes da SMS, as reuniões do Grupo visam discutir a tomada de decisões e implementação de medidas eficazes, levando em consideração a atual situação epidemiológica do município e a identificação de novos casos de dengue.
 
Também na segunda-feira (11), haverá a reunião do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue. O encontro será realizado às 15h, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Comitê reúne representantes de diversos setores da administração municipal, além de instituições como Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Funasa, Corpo de Bombeiros, Embasa, dentre outros.
 
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, observa que as reuniões são oportunidades válidas de sensibilizar os parceiros para uma colaboração mais efetiva. “Nos encontros avaliamos o que os órgãos e instituições envolvidos estão realizando para colaborar na prevenção e combate a doença. Nas reuniões do Grupo Gestor buscamos sempre destacar a importância das unidades devidamente organizadas, para prestarem assistência médica adequada e assim evitar a letalidade por dengue na nossa cidade”, salienta.
 
Ainda de acordo com Janice Estrela, a parceria das unidades hospitalares permite que a Viep direcione ações aos bairros que apresentam os maiores números de casos notificados. “É a partir das notificações encaminhadas pelas unidades que a Viep toma conhecimento da situação de dengue em cada bairro e pode assegurar os leitos para pacientes que apresentam quadro grave da doença”, ressalta. (Secom)