Acorda Cidade
 
meras espalhadas em pontos estratégicos no centro comercial de Feira de Santana monitoram 24 horas ruas e avenidas. Elas estão interligadas pelo sistema de Videomonitoramento. Os equipamentos da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) têm contribuído no desenrolar de investigações e na elucidação de crimes.
 
No centro comercial estão distribuídas 18 câmeras speed dome, de alta resolução. Outras 56 câmeras fixas estão instaladas em órgãos públicos. As imagens capturadas são acompanhadas por prepostos da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar (PM). Qualquer situação suspeita ou ocorrência, imediatamente, policiais são acionados para se deslocarem até o local.
 
“O serviço de videomonitoramento tem ajudado a reduzir o número de roubos e outros crimes. Como atuamos diariamente em conjunto com a PM, qualquer intercorrência, os policiais vão direto ao local do fato. É um trabalho ostensivo. a Polícia Civil faz uso das imagens quando necessidade na apuração dos fatos”, assegura o secretário municipal de Prevenção à Violência, Mizael Freitas
 
Ele explica que as imagens são cedidas à Polícia Civil mediante solicitação do próprio órgão, como ocorreu nas investigações de um assassinato próximo à Estação Rodoviária, no início do ano. A câmera registrou o momento exato em que dois jovens passavam pelo local e foi constatado que dois tiros foram deflagrados, atingindo um deles.
 
O coordenador de Polícia Civil de Feira de Santana, delegado Ricardo Brito, confirma o auxilio do sistema na elucidação de crimes. “A Central de Videomonitoramento tem ajudado bastante o trabalho da polícia. As investigações ganharam importante reforço com a instalação dasmeras em pontos diversos da cidade contribuindo para a identificação de criminosos.
 
Esse é um equipamento de suma importância para a segurança pública do Município”, avalia.Para reforçar o serviço, a Central de Videomonitoramento será contemplada com mais 196 câmeras, sendo 106 speed dome. Os equipamentos serão instalados em novos bairros, estações de transbordo, praças, parques e avenidas da cidade, além nos distritos de Humildes e Maria Quitéria. A licitação está em fase de elaboração.  (Secom)