Brasil

Petrobras assina acordo com dois bancos chineses

As cerimônias de assinatura dos acordos contaram com a presença do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e do diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Sergio Caetano Leite, além dos principais executivos das duas instituições financeiras.

Petrobras assina acordo com dois bancos chineses Petrobras assina acordo com dois bancos chineses Petrobras assina acordo com dois bancos chineses Petrobras assina acordo com dois bancos chineses
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras assinou dois importantes acordos com os principais bancos da China atuantes no setor de petróleo, gás e energia: o China Development Bank (CDB) e o Bank of China. A celebração dos memorandos de entendimento (MOUs) ocorreu durante a missão estratégica do presidente da companhia brasileira, Jean Paul Prates, à China. Os documentos visam avaliar oportunidades de investimentos e cooperação em iniciativas de baixo carbono e finanças verdes, auxiliar a financiabilidade da cadeia de fornecedores nacionais da Petrobras, e incrementar as trocas comerciais e financeiras entre a Petrobras e empresas chinesas.

Os memorandos de entendimento com o China Development Bank e com o Bank of China foram assinados na sexta-feira (25) e segunda-feira (27), respectivamente, em Pequim, nas sedes das duas instituições. As cerimônias de assinatura dos acordos contaram com a presença do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e do diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Sergio Caetano Leite, além dos principais executivos das duas instituições financeiras.

Os MOUs são de caráter não vinculante e, após a conclusão das análises técnicas necessárias e das estimativas de custo, prazo e retorno, os projetos estarão em condições de serem apreciados pelas devidas instâncias de aprovação interna, conforme a governança da companhia. Os acordos têm prazo de cinco anos e estão alinhados com os elementos estratégicos do Plano Estratégico 2024-28, que visam preparar a Petrobras para um futuro mais sustentável, contribuindo para o sucesso da sua transição energética.

As assinaturas dos documentos com China Development Bank e com o Bank of China integram o conjunto de inciativas da missão da Petrobras à China, voltada a fomentar parcerias e negócios com grandes empresas e instituições financeiras chinesas, nos segmentos de exploração e produção, refino e processamento, transição energética e outras áreas da indústria.

Jean Paul Prates destacou que as assinaturas dos dois MOUs representam um passo importante de aproximação da Petrobras com a China, em linha com recentes ações desenvolvidas pela companhia no Brasil e dando continuidade à missão técnica do presidente Luiz Inácio Lula, realizada em abril deste ano.

“As duas iniciativas são extremamente importantes para fortalecer nossa parceria com China Development Bank e com o Bank of China. A China será um parceiro decisivo na estratégia da Petrobras para retomar presença global. Enxergamos o mercado chinês como prioritário nesse processo. Vamos buscar oportunidades e trabalhar em parceria com empresas chinesas e de outros países”, afirma Prates.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram