Andréa Trindade
 
Para garantir a manutenção do pronto socorro do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA),  o prefeito Tarcísio Pimenta e o provedor da Santa Casa de Misericórdia, mantededora do hospital, Outran Borges, renovaram o  convênio no valor de mais de R$ 1 milhão.
 
A assinatura do convênio foi realizada na manhã desta terça-feira (22) durante uma solenidade no auditório do HDPA. Para Outran Borges, a verba de R$ 80 mil por mês que será repassada pela prefeitura  será  um grande apoio financeiro para manutenção do pronto socorro e será aplicada principalmente para pagamento de profissionais que atenderão na unidade
 
“A emergência do HDPA hoje é referência porque evoluiu para alta complexidade. Aumentamos as cirurgias oncológicos e cardíacas e a partir de julho vamos iniciar os serviços de radioterapia,que vai evitar que os pacientes de Feira e região se desloquem para Itabuna. Como consequência, temos que ter uma emergência referenciada para recebermos esses pacientes”, explicou Outran. 
 
Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito informou que o convênio tem duração de um ano e os valores repassados são recursos do município. Segundo ele, a prefeitura também tem com a Santa Casa, o convênio com o SUS que, segundo ele, é  muito importante para manutenção  dos serviços essenciais do hospital.
 
O prefeito disse também que está transcorrendo  o edital de licitação para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa) no bairro Queimadinha, que servirá de apoio a emergência do Dom Pedro.
 
 
Participaram do evento os secretários municipais Fabrício Almeida (Comunicação), Wagner Gonçalves (Fazenda) e Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais).
 
Fotos e informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.