Programa de Tuberculose amplia atendimentos em Feira de SantanaPrograma de Tuberculose amplia atendimentos em Feira de SantanaPrograma de Tuberculose amplia atendimentos em Feira de SantanaPrograma de Tuberculose amplia atendimentos em Feira de Santana
AcordaCidade
O Programa Municipal de Controle de Tuberculose, disponibilizado no Centro de SaúdeEspecializado (CSE) Dr. Leone CoelhoLeda, tornou-sereferênciasecundária e passou a acompanhartambémpacientes com tuberculosemultirresistente. Antes, quandofuncionavaapenascomoreferênciaprimária, osportadoresdadoençaqueapresentavamresistênciaaotratamentoinicialeramencaminhadospara o Hospital OtávioMangabeira, em Salvador.
Para a coordenadora do Programa de Controle de Tuberculose, Gilca Lessa Miranda, a mudança de referência é um grande avanço para Feira de Santana. “Apenas quatro municípios baianos foram contemplados pelo Ministério da Saúde (MS) – Feira, Itabuna, Juazeiro e Barreiras. A descentralização do serviço vai garantir mais comodidade aos pacientes, pois agora não terão a necessidade de se deslocarem até Salvador. Isso representa um grande avanço para o município e revela que o programa está bem estruturado”, considera.
Segundo GilcaLessa, o tratamentoespecializadoparaospacientesmultirresistentesrequer a realização de consultas e exameslaboratoriais com maisfrequência. “Como sãopacientesqueapresentaramdificuldadesnaadesãoaoprimeirotratamento, tendo-oabandonadoporduasvezesoumais, elesprecisam de atenção especial, poisestãomaisdebilitados. Nossaequipefoitreinadapelo MS e estáapta a prestar o atendimento a estepúblico”, salienta.
No pavilhão do CSEondefunciona o programa, umasalaestásendoestruturadaparaatender a nova demanda. “Járecebemosremessasdamedicaçãodirecionada a estespacientes, queforamenviadasdiretamentepelo MS e estamosestruturando a sala, visandoumamelhororganização e acolhimento dos usuários”, destaca. O transporteparaconduzirospacientesmultirresistentesaté Salvador era disponibilizadogratuitamentepelaSecretaria Municipal de Saúde.
A tuberculoseécausadapelabactériaconhecidacomobacilo de Koch (BK), responsávelporcausarinfecção no pulmão e outrosórgãos. A transmissãodadoençaocorrequando o doentetosse, falaouespirra, espalhando no ar micro gotas com micro-organismo, quepodemchegaraopulmão de umapessoasaudável. Se o tratamento, quetemduração de seismeses, for seguido de maneiracorreta, o pacientetem 100% de chance de cura.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade