Saúde

Dia D da vacinação contra a gripe imunizou 9.710 pessoas

Em Feira de Santana 124.706 pessoas fazem parte do grupo prioritário da campanha.

 

Acorda Cidade
 
Um total de 9.710 pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde, público alvo da campanha contra Influenza, foram vacinados no Dia D, que aconteceu no sábado (5). A vacinação, que foi disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e postos volantes montados em locais estratégicos, prossegue normalmente até o dia 25.
 
O balanço do Dia D, conforme a chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, foi satisfatório. “O número registrado foi bom, mas precisamos mobilizar ainda mais o público alvo, para que possamos alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde para o Município de vacinar 99.764 pessoas. Conseguimos imunizar aproximadamente 10% da meta”, ressalta. Em Feira de Santana 124.706 pessoas fazem parte do grupo prioritário da campanha.
 
Janice Estrela observa, ainda, que aqueles incluídos no público alvo devem se preocupar em garantir a imunidade. “A vacina vai evitar a gripe e internações hospitalares dessas pessoas, principalmente no inverno. É necessário desmistificar mitos, pois a vacina não causa a gripe. A dose contém vírus inativos, mortos, incapazes de provocar a doença”, esclarece
 
Ela explica que grávidas em qualquer fase da gestação podem tomar a vacina. “Às vezes, as gestantes têm medo de tomar a dose, por pensar que vai fazer mal à criança. O que não é verdade. A vacina, inclusive, serve para proteger a criança também”, revela Janice Estrela.
 
Até o término da campanha, a vacinação continuará ocorrendo nas 16 UBS e 83 PSF localizados na sede e zona rural do Município, das 8h às 17 horas. Postos volantes estão sendo disponibilizados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hiper Bompreço (Boulevard Shopping), supermercado G Barbosa (Rodoviária) e Estação de Transbordo Central, seguindo o mesmo horário de funcionamento. (Secom)