LBA Anonymous Crew

Grupo de Hip Hop celebra aniversário e arrecada alimentos para instituição de caridade em Feira de Santana

O evento também marca os 50 anos do movimento cultural do Hip Hop.

30/07/2023 às 16h20, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Neste domingo (30), o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana, foi palco de um evento que uniu dança, cultura e solidariedade.

O grupo de danças urbanas LBA Anonymous Crew (Legião Break Artes) celebrou seu 12º aniversário atuando na cidade e aproveitou para marcar os 50 anos do movimento cultural do Hip Hop, através da ação social de arrecadação de alimentos para o Dispensário Santana. Houve batalhas de breaking, popping e open style.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Hip Hop é marcado pelas expressões do povo periférico através do grafitti, do break, do rap e outras manifestações culturais. Através da arte, da vida, da cultura e do cotidiano o movimento muda vidas e afasta muitos jovens de más ações, como a criminalidade.

Em Feira, o LBA Anonymous Crew criou o grupo para atrair novos dançarinos, realizar eventos e mostrar a multicultura para a cidade. Eles levam lazer, educação e autoestima para as comunidades em Feira.

O dançarino, Dyron Pereira Oliveira, de 22 anos, é um dos integrantes do grupo e conta como surgiu a parceria. “Surgiu em 2011, com os pioneiros Rafael e Juracy. Com o intuito de fazer um grupo de danças urbanas revolucionário para mudar vidas, para trazer dançarinos novos e movimentar a cena na Bahia e para fora”, contou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com o dançarino, o grupo é bem reconhecido na região em campeonatos de dança, tendo representantes de Feira, Salvador, Dias D’Ávila e Espírito Santo. “A gente sempre tá participando de batalhas, somos referências na Bahia por conta dos nossos integrantes que participam de batalhas em regiões e ganham as premiações para Feira, Salvador e afins”, explica.

Atuando com 17 integrantes de diferentes vertentes da dança, o LBA é marcado pela organização de projetos que promovem a união e a difusão da dança urbana nas comunidades. Andrezza Ferreira que também participa explica como surgiu a ideia de realizar a arrecadação de alimentos.

“Sempre, na maioria dos eventos que a gente faz, trazemos essa proposta, então, uma coisa uniu o útil ao agradável. Um pouco da cultura e uma forma de ajudar as instituições de caridade.”

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A entrada foi gratuita, mas quem quiser e puder pode contribuir com um kilo de alimento. Uma forma da gente estar sensibilizando a comunidade, uma forma social de que a união faz a força”, disse Andrezza ao Acorda Cidade.

Segundo ela, o grupo se reunia na praça de alimentação, às sextas-feiras, e em outros locais onde realizavam treinos e batalhas, mas por conta da pandemia e o impacto dela na vida das pessoas, ficaram sem realizar o evento. Por isso, resolveram retomar as ações, celebrar as datas importantes para o movimento e mostrar a cultura do Hip Hop para quem desconhece.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O professor e pesquisador, Anderson Passos, conta a importância do Hip Hop de forma geral. “Ele tem uma base de ensino. É uma cultura passada de geração a geração e que salva muitas pessoas das ruas, dá uma nova trajetória. Ele é necessário, porque se você for verificar, tem lugares que a dança é uma matéria nas escolas. E ele não se resume somente a dança, tem o MC, o grafitti, então é uma cultura rica que tem muito a oferecer.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Anderson também é dançarino e fala que qualquer pessoa que tenha interesse pode participar, inclusive para quem quer aprender ele dá dicas para que a pessoa procure escolas ou alguém experiente na comunidade para ensinar.

“Jovens, adultos, idosos, não existe um padrão, o Hip Hop ele abraça todo tipo de gênero, de corpo, todo mundo que quiser se jogar, pode se jogar”, declarou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informação do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

unex medicina

Banco de Dados

Unex abre processo seletivo para Cadastro de Reserva de docentes em Feira de Santana

Estão sendo ofertadas vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação. Inscrições de 13 a 22 de...

13/05/2024 às 13h28

Serviço da Embasa

Feira de Santana e região

Fornecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (15) para interligar nova adutora

Serviço programado é etapa necessária para colocar em operação, futuramente, a 3ª etapa de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento....

13/05/2024 às 13h20

Unex

Medicina - Unex

Processo Seletivo contempla todos os interessados em ingressar no curso nota máxima do MEC

A Medicina Unex conta com professores, médicos e doutores renomados e de reconhecimento do cenário da saúde local.

13/05/2024 às 13h16

Praça Morada das Árvores

Feira de Santana

Falta de limpeza e segurança: moradores reclamam de condições de praças no Conjunto Morada das Árvores

Segundo José Reis, que reside entre as ruas G e F, os desafios com a alta vegetação já perduram há...

13/05/2024 às 11h25

Rua Santo Agostinho

Feira de Santana

Moradores solicitam tapa-buracos em Rua do bairro Santa Mônica após serviço incompleto

Além de realizar a obra pela “metade”, um morador também solicitou para que seja feita uma requalificação no piso

13/05/2024 às 10h03

Orfanato Evangélico de Feira de Santana

Amor de Mãe

Como o coração de uma mãe, Orfanato Evangélico de Feira de Santana acolhe crianças há 73 anos

É ressaltando a importância desse amor verdadeiro, que os colaboradores do orfanato sempre realizam alguma ação no Dia das Mães....

12/05/2024 às 20h00

image

Rádio acorda cidade