Cultura

Casa do Sertão realiza exposição de fotos familiares do século 19

Na mostra em exposição no Museu Casa do Sertão estão expostas a reprodução de 39 fotografias, nas quais é possível recortar historicamente essa zona sertaneja, destacando o papel social da mulher e as memórias construídas e/ou esquecidas em torno delas

Casa do Sertão realiza exposição de fotos familiares do século 19 Casa do Sertão realiza exposição de fotos familiares do século 19 Casa do Sertão realiza exposição de fotos familiares do século 19 Casa do Sertão realiza exposição de fotos familiares do século 19

Acorda Cidade

O Museu Casa do Sertão, órgão vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), expõe até o final do mês de maio a mostra fotográfica “Como prova de estima e consideração: retratos de mulheres de Tanquinho – Bahia”. As imagens são da coleção particular de Cleber Freire, servidor da Uefs, e datam dos fins do século 19 até meados do século passado.
 
As fotografias foram colecionadas a partir do hábito de presentear familiares e amigos com a própria imagem e/ou da família “como prova de estima e admiração”. Conforme explica a diretora do Museu Casa do Sertão, Cristina Barbosa, esse ato revelava, entre outros aspectos, relações de solidariedade e compadrio dos extensos grupos familiares. “Sobretudo representava o status em ofertar o seu original imortalizado no instantâneo fotográfico”.
 
Preservadas através de décadas, as fotos transmitem parte da história de vida dos parentes ali retratados, além de descrever recortes da realidade, como usos e costumes comuns à época, a moda, hierarquia familiar, relações de gênero, classe e raça, sendo possíveis novas perspectivas e possibilidades de interpretações a partir dessa fonte imagética de pesquisa.
 
Na mostra em exposição no Museu Casa do Sertão estão expostas a reprodução de 39 fotografias, nas quais é possível recortar historicamente essa zona sertaneja, destacando o papel social da mulher e as memórias construídas e/ou esquecidas em torno delas, conforme Cristiana Barbosa.
 
O expositor
 
Luiz Cleber Moraes Freire é funcionário da Uefs, lotado no Centro de Documentação (Cedoc) Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). É mestre em História Social pela Uefs e desenvolve pesquisas sobre riqueza e escravidão no sertão baiano e de genealogia com enfoque sobre a família Carneiro.
 
O Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Uefs, está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30. Visitas em grupo podem ser agendadas através do telefone (75) 3161-8099 ou do e-mail [email protected].  (Ascom/Uefs)