Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

Cerca de 30% dos casos de câncer estão associados a fatores comportamentais

Na atual campanha realizada pelo CMPC, Semana de Saúde da Mulher, que foi estendida até o dia 30 de abril, aproximadamente 10% dos exames ginecológicos estão atestando o câncer do colo de útero.

Acorda Cidade

 
O Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, comemorado neste domingo (8), é mais uma oportunidade para lembrar a todos que pequenos gestos, individuais ou coletivos, são fundamentais na luta contra o câncer. A consideração é da coordenadora administrativa do Centro Municipal de Prevenção aoncer Romilda Maltêz (CMPC), Liamara de Oliveira.
 
Como 30% dos casos de câncer estão associados a fatores comportamentais, observa Liamara de Oliveira, as mortes provocadas pela doença poderiam ser evitadas através de ações preventivas. “Sabemos que a utilização de tabaco pode provocar o câncer de garganta ou pulmão, o uso do álcool o câncer de fígado, a exposição prolongada ao sol o câncer de pele, dentre outros. Uma série de atitudes nossas podem favorecer o surgimento da doença, então quanto mais redobrarmos os cuidados melhor será”, ressalta.
 
Ela lembra também que o tratamento dos cânceres exige custos altamente elevados e que promover a conscientização é fundamental. “Além de custos econômicos, o câncer traz custos emocionais e psicológicos. Por isso, as campanhas publicitárias que visam conscientizar a população sobre medidas de prevenção são essenciais, pois chamam a atenção, sensibilizam e estimulam a busca pelos serviços de saúde que levam ao diagnóstico da doença”, considera Liamara de Oliveira.  
 
Na atual campanha realizada pelo CMPC, Semana de Saúde da Mulher, que foi estendida até o dia 30 de abril, aproximadamente 10% dos exames ginecológicos estão atestando o câncer do colo de útero. “Muitos dos casos estão sendo diagnosticados precocemente, favorecendo assim a cura. Tanto as mulheres quanto os homens devem estar sempre atentos e fazer exames com regularidade. A mulher acima de 40 anos deve fazer a mamografia uma vez por ano, assim como o homem, que na mesma idade e periodicidade deve realizar o exame PSA e a ultrasson de próstata”, recomenda.
 
O CMPC está situado na rua Barão do Rio Branco, 621, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, disponibilizando serviços de ultrassonografia, exames preventivos, ginecologia, mastologia, oncologia, assistência social, biopsias, urologia, enfermagem, pequenas cirurgias, distribuição de medicamentos, dentre outros. (Secom)