Acorda Cidade
Os médicos e fisioterapeutas residentes que atuarão no Hospital Estadual da Criança foram acolhidos na manhã desta terça-feira (03) pelos profissionais do hospital, que estarão regularmente em contato com os estudantes ao longo da execução do programa. A diretoria da unidade deu boas vindas a todos e destacou a importância do programa de residência para o HEC.
“Ficamos muitos honrados e felizes em poder contribuir com a formação de novos profissionais, mesmo com apenas 20 meses de funcionamento. Apesar do pouco tempo de vida, o Ministério da Educação, após avaliação, concluiu que somos capazes de oferecer um programa de qualidade.”, ressaltou Edilma Reis, diretora técnica da instituição.
Após a apresentação dos coordenadores e preceptores da unidade e dos próprios residentes em pediatria e fisioterapia, o coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa, fez uma apresentação institucional do hospital, apresentando não somente a estrutura com a qual eles irão trabalhar, mas também dados técnicos de atendimento.
“Sabemos da escassez de profissionais que desejam se especializar na área de pediatria atualmente. Muitos programas não preenchem as vagas por falta de candidatos. Felizmente nossa instituição preencheu todas as vagas para Pediatria e ainda temos as residências multiprofissionais, como a de fisioterapia, enfermagem e nutrição.”, afirmou o médico Celso Santana, que também é vice-presidente do Instituto Sócrates Guanaes, Organização Social que gere o HEC.
Para os residentes que agora têm o HEC como campo de estudo e formação, a expectativa é grande. “O aprendizado é intenso e aqui, além da qualidade dos profissionais, constatamos que há uma valorização do trabalho em equipe.”, afirmou a residente de Fisioterapia, Marília Miranda. A opinião dos residentes em Pediatria não é diferente. “Conheço outras unidades de saúde, mas escolhi o HEC pela qualidade não somente da estrutura física, mas também da sua equipe e dos preceptores. O ambulatório é rico em especialidades médicas e há um grande volume de atendimentos.”, destacou Gerval Santana, um dos médicos residentes do programa.
"Estamos muito motivados e empenhados em contribuir com a formação desses novos profissionais.”, finalizou a coordenadora do programa em Pediatria, a médica Nilma Lázara.
O Programa
Residência é um curso de pós-graduação lato-senso com ênfase em treinamento e serviço, no qual o profissional atua por dois anos no hospital, com carga horária de 60 horas por semana, desenvolvendo atividades práticas supervisionadas, além de exercer atividades teóricas. Após a conclusão do programa, o profissional recebe o título de especialista na área em que desenvolveu a atividade.