Feira de Santana

Fim da paralisação: professores e governo municipal chegam a um acordo

Apesar do acordo, as aulas não voltam nesta semana. O aumento deve ser votado em regime de urgência, provavelmente nesta quarta-feira (4). Em seguida, voltará para o Executivo para ser sancionado e publicado.

Andréa Trindade

 
Os professores da Rede Municipal de Ensino e Governo Municipal entraram em acordo e a paralisação chegou ao fim. A decisão foi aprovada durante assembleia na tarde desta terça-feira (3).
 
Pela manhã, representantes da APLB Sindicato e os secretários de Comunicação e da Fazenda, Fabrício Almeida e Wagner Gonçalves, discutiram a proposta dos professores que foi aceita.
 
De acordo com o presidente da APLB, Germano Barreto, não houve nenhum voto contrário, com exceção de oito professores, que não votaram.  
 
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a categoria terá um aumento de 15,73%, e dessa forma o Governo Municipal garante o pagamento do piso nacional de R$ 1.451,00 para os educadores em início de carreira. O aumento também é válido para todos os outros professores que ganhavam acima do estabelecido legalmente pelo Governo Federal.
 
Ainda segundo a Secretaria, o aumento será dado em três etapas; a primeira, em maio, quando os professores terão os salários reajustados em 6,5%; em setembro, 5%, e em dezembro, em 3,5%, perfazendo um salário final de R$ 1.452,00 para professores em início de carreira, superior ao piso nacional.
 
Volta às aulas
 
Apesar do acordo, as aulas não voltam nesta semana. “Se as coisas transcorreram conforme o combinado, vamos voltar na próxima segunda-feira (9)”, disse o professor Germanoinformado que a volta as aulas depende do sancionamento do reajuste pelo Executivo, depois de ser votado namera de Vereadores.
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade