Dia de Fátima

Dia de Nossa Senhora de Fátima: conheça a história da santa

A última aparição da santa foi no dia 13 de outubro.

13/05/2023 às 11h00, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/TVM

Para os fiéis católicos, este sábado dia 13 de maio, é uma data festiva em homenagem ao Dia de Nossa Senhora de Fátima, na qual, recorda a primeira aparição da santa aos três pastorinhos, Jacinta, Francisco e Lúcia, que ocorreu na cidade de Fátima em Portugal, no ano de 1917.

Para entender melhor como teve início esta devoção pela santa, o Acorda Cidade conversou com o vigário Frei Luiz Ventura da paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Avenida João Durval, bairro Caseb em Feira de Santana.

Frei Luiz
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo ele, na primeira aparição da santa aos três pastorinhos, foi pedido que os mesmos rezassem pelos pecadores, principalmente por conta da Primeira Guerra Mundial.

“Nossa Senhora de Fátima é um dos títulos dados à Virgem Maria, mãe de Deus, e remete a aparição em Fátima no ano de 1917 em Portugal. Nossa Senhora aparece a três crianças, Jacinta, Francisco e Lúcia e pede que eles rezem pela conversão dos pecadores em meio à Primeira Guerra Mundial, que eles rezem o rosário, rezem o terço e façam penitência pela conversão dos pecadores, este é o grande pedido de Nossa Senhora. Aquelas crianças por um bom tempo foram desacreditadas, que de fato era Nossa Senhora. Aos poucos aquela devoção já foi se espalhando e o povo foi indo naquele lugar onde ela apareceu. Ela aparecia para as crianças todo dia 13 de cada mês, começou no dia 13 de maio até a última aparição que foi no dia 13 de outubro, então a partir daí se criou esta devoção popular como todas as devoções de Nossa Senhora, que parte de uma moção popular. Depois isso é verificado pela igreja, verifica-se que aquela situação é digna de fé, não dogma de fé, mas digna de fé, de devoção, que os fiéis podem rezar, que as pessoas podem pedir intercessão a Nossa Senhora e depois de um tempo, a igreja reconhece as aparições de Fátima como dignas de fé e temos então o título de Nossa Senhora de Fátima”, explicou.

Segundo o Frei Luiz, Nossa Senhora de Fátima é considerada como uma mãe zelosa e que está atenta aos sofrimentos do filho.

“Nossa senhora de Fátima aparece como uma mãe zelosa, a mãe que cuida, a mãe que está atenta ao sofrimento dos seus filhos, está próxima, a rainha de Portugal e no Brasil, um dos títulos de Nossa Senhora que tem grande devoção popular, é Nossa Senhora de Fátima, assim como Nossa Senhora Aparecida e nós temos muitas igrejas no Brasil dedicadas a Nossa Senhora de Fátima, então o povo tem uma grande devoção a este título Mariano”, afirmou.

Considerada como uma pequena capela, hoje a atual paróquia Nossa Senhora de Fátima, completa 35 anos de fundação.

“Antes de ser paróquia, nós éramos uma capela, uma comunidade da paróquia dos Capuchinhos e desde um princípio, uma comunidade quando nasce tem como padroeira a devoção do povo daquela comunidade, então aqui não foi diferente. Quando Nossa Senhora de Fátima era a devoção do povo deste espaço, ficou como uma padroeira da capelinha e depois virou paróquia. Neste ano nós estamos celebrando 35 anos da paróquia, então desde o início da fundação, sempre foi a padroeira Nossa Senhora de Fátima”, pontuou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os jornais da época registraram o milagre do Sol, que aconteceu na última aparição de Nossa Senhora em Fátima no dia 13 de Outubro de 1917. Pois pessoas sem fé e de coração duro(talvez como essa pseudo jornalista )não deixava as crianças, os pastorinhos divulgar o acontecimento, foi então que Nossa senhora falou que faria algo para todos acreditarem .
    O “Milagre do Sol” – como ficou conhecido o evento sobrenatural que se deu na Cova da Iria, um mês depois – transformou o que era uma mera “revelação privada” em um autêntico apelo de Cristo à Sua Igreja .
    como a sua própria comprovação se deu publicamente, de maneira extraordinária: no dia 13 de outubro de 1917, “o sol dançou” diante de mais de 70 mil pessoas, homens e mulheres, pobres e abastados, sábios e ignorantes, crentes e descrentes.
    No dizer de um eminente professor de ciências de Coimbra, o que aconteceu naquele dia foi que o sol “girou sobre si mesmo num rodopio louco”. “Houve também mudanças de cor na atmosfera” e, por fim, “o sol, girando loucamente, parecia de repente soltar-se do firmamento e, vermelho como o sangue, avançar ameaçadamente sobre a terra como se fosse para nos esmagar com o seu peso enorme e abrasador”. O parecer do Dr. José Maria de Almeida Garrett se conclui com uma perplexidade: “Tenho que declarar que nunca, antes ou depois de 13 de Outubro, observei semelhante fenómeno solar ou atmosférico”.
    Para o povo mais simples, o milagre se resume em bem menos palavras. Simplesmente, “o sol dançou”. Mais do que descrever fisicamente o fenômeno, o que interessava à maioria das pessoas era o que não se podia ver, mas que ficara patente por aquela portentosa obra que eles tinham diante dos olhos: Nossa Senhora verdadeiramente apareceu a três humildes pastorinhos em Fátima.

  2. A aparição de Fátima é um dos episódios mais controversos e emblemáticos que envolvem aparições. Uma excelente sugestão de leitura sobre esse acontecimento é o formulado pela pesquisadora e jornalista Patrícia Carvalho que em seu livro, Fátima, Milagre ou Construção? Relata como os fatos ditos pelas três crianças foram sendo construídos e modificados em complexidade e acontecimentos ao longo do tempo pela instituição católica em suas “versões oficiais”.

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade