Tecnologia
Rede Globo de Internet fica pronta ainda este ano
Nos próximos dois anos a digitalização do sinal aberto conseguirá cobrir 70% do território nacional, o que deve ser um salto para impulsionar a nova tecnologia.
Rede Globo de Internet fica pronta ainda este ano
Rede Globo de Internet fica pronta ainda este ano
Rede Globo de Internet fica pronta ainda este ano
Rede Globo de Internet fica pronta ainda este ano
Acorda Cidade
Confortavelmente estruturada como TV, o desafio da Rede Globo agora é dominar o digital e entender a plataforma móvel, campo em que ela assume ainda estar “aprendendo”. Durante a apresentação da nova grade da emissora, nessa segunda-feira, em São Paulo, o diretor-geral Octávio Florisbal deu grande destaque aos planos multimídia do grupo para o próximo triênio.
“Estamos no meio do caminho”, diz Florisbal sobre a Rede Globo de Internet, projeto que ficará pronto até o final do ano com o objetivo de levar conteúdo Brasil adentro. Conforme avança a internet, 28 portais regionais terão o conceito de "hiperlocalismo" para ser a porta de entrada dos internautas que estão longe dos grandes centros. “Desenvolvemos bastante a internet dentro da Globo”, enfatiza o diretor que está de olho nos 4 mil municípios que terão banda larga até 2014.
O mesmo entusiasmo, no entanto, não é visto sobre o mobile. O chefão-geral comentou que “ninguém tem isso pronto” no Brasil, mas prevê que o sucesso estará nos smartphones, não nos tablets. Ele está otimista com a adesão maciça a novos modelos e acredita que, até a Copa, o país terá 100 milhões deles com acesso 3G. “Estamos de olho na oportunidade de acessar a internet pelo celular”, diz sem detalhar planos. A grande aposta é aproveitar o filão dos moradores dos grandes centros urbanos, que veem no celular o amigo que ameniza a irritação das horas no trânsito.
Sobraram elogios para TV digital e TV paga, esta última apontada como responsável por tirar público da TV aberta, ainda que em pequena escala. Segundo Florisbal, nos próximos dois anos a digitalização do sinal aberto conseguirá cobrir 70% do território nacional, o que deve ser um salto para impulsionar a nova tecnologia por aqui. Quanto à TV fechada, a expectativa é que ela dobre de tamanho e atenda cerca de 25 milhões de domicílios em breve.
Metas, Fátima e Bial
Apesar de constantemente questionada sobre a queda de sua audiência, a Globo não vê o assunto como alarme. Octávio Florisbal disse ontem que os índices são monitorados por meio de pesquisas e há discussões semanais para coibir eventuais quedas. O diretor esclarece que problemas deste tipo “praticamente não existem”. "Em 1990, o JN chegava a 5,2 milhões de lares. Hoje, chega a 16,5 milhões. A entrega é muito maior do que antes”, diz ele. Para 2012, a meta da emissora é alcançar 19 pontos no horário que vai das 7h à 0h e recuperar o resultado do ano passado, que ficou um ponto abaixo.
Aguardados com ansiedade pelo público que lotou a casa de shows Via Funchal, onde o evento aconteceu, Fátima Bernardes e Pedro Bial falaram pouco. Sabe-se apenas que o programa da ex-companheira de William Bonner vai ao ar até a metade do ano e, segundo antecipou Faustão, será nos moldes de um programa de auditório. A novidade é que a chegada de Fátima às manhãs dará à emissora uma cara mais adulta no horário. Florisbal diz que não faz mais sentido apostar em programação infantil na TV aberta porque a TV paga, e o rival SBT, fazem isso muito bem. “É uma decisão estratégica. Lá fora isso também não acontece mais”, justifica.
Sobre Pedro Bial, o cenário é mais esclarecedor. Ele ganhará um programa semanal de entrevistas e debates que deve ir ao ar das 23h à 0h. Destinada ao público AB, a atração deve ser veiculada entre junho e outubro para não prejudicá-lo no BBB, que, aliás, já tem a edição de 2013 garantida. (AdNews)
Assuntos