Conder
FamÃlias da Lagoa Grande em Feira de Santana são beneficiadas com habitações
O critério principal para a escolha das famÃlias beneficiadas com as unidades habitacionais, segundo Ubiratan Cardoso, foi o local em que residiam. As pessoas que moram no bairro da Rocinha tiveram prioridade.
Daniela Cardoso
Várias famílias que vivem em extrema pobreza foram beneficiadas com a entrega, nesta sexta-feira (2), de 241 casas do Núcleo Habitacional Conceição, em Feira de Santana. As unidades possuem sala, dois quartos, cozinha, banheiro, área de serviço, além de área para construção. Cada terreno tem cerca de 140 metros quadrados.
O diretor de habitação da Conder, Ubiratan Cardoso, ressaltou que as unidades habitacionais são dotadas de água, esgoto, drenagem, pavimentação, e toda infraestrutura de atendimento.
“As famílias que serão beneficiadas com essas moradias moram atualmente em uma área sem saneamento, e agora nesse conjunto vão ter vários benefícios e terão uma melhor qualidade de vida”, afirmou.
O critério principal para a escolha das famílias beneficiadas com as unidades habitacionais, segundo Ubiratan Cardoso, foi o local em que residiam. As pessoas que moram no bairro da Rocinha tiveram prioridade e posteriormente, dentre essas famílias, foi feito um sorteio. Até julho, outras 449 casas serão entregues no mesmo conjunto, totalizando 690 unidades.
O deputado estadual e líder do governo, Zé Neto, destacou que além de saneamento básico e uma boa estrutura habitacional, as famílias também serão beneficiadas com a instalação de postos de saúde, escolas e área para lazer. “Estamos conseguindo trazer para essas pessoas dignidade e isso é muito gratificante”, afirmou.
Cadastro de famílias que ocuparam Residencial da Conder
Ubiratan Cardoso informou que as famílias que ocuparam, de forma irregular, um conjunto residencial, ainda em fase de construção pela Conder em setembro de 2011, e que foram cadastradas pela prefeitura para futuros benefícios do Programa Minha Casa, Minha Vida, terão os cadastros avaliados dentro dos critérios exigidos pelo programa. “Depois que atendermos a questão da Rocinha vamos avaliar o atendimento a essas famílias”, disse.
Revitalização da Lagoa Grande
Sobre a revitalização da Lagoa Grande, o diretor afirmou que essa será uma grande intervenção e que as obras devem ser iniciadas ainda neste mês de março. “É uma obra grande, o total do investimento soma 45 milhões, apenas para a intervenção da lagoa. Essa será uma grande obra onde terá ciclovia, pista de bordo e uma rua ao redor da lagoa”.
Especulação imobiliária
O deputado estadual Zé Neto, falou também sobre as denúncias de especulações imobiliárias feitas por pessoas que ocuparam o Residencial Vida Nova Aviário. Ele afirmou que será necessário um trabalho conjunto entre o governo do estado e governo municipal para encontrar uma solução.
“Não podemos admitir que as pessoas recebam as unidades e não morem. Tem que ser feito também uma verificação no cadastro para saber se quem está morando é a pessoa cadastrada; se não for tem que retomar a casa. Só pode morar quem for cadastrado, quem vendeu perde o imóvel e quem comprou perde o dinheiro. É assim que tem funcionar”, afirmou.
Zé Neto disse ainda que é necessário haver mais rigor para avançar no Programa Minha Casa Minha, Vida em Feira de Santana.
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Assuntos