Saúde

Novela expõe grave problema causado pelo vício em games

Ao jogar, o neurotransmissor dopamina é liberado, provocando prazer imediato, favorecendo a permanência na atividade.

07/03/2023 às 10h14, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Personagem Theo da Novela Travessia_ Foto Divulgação TV Globo
Foto: Divulgação/ TV Globo

A dependência tecnológica (uma condição ou transtorno psicológico que se manifesta pela dificuldade, por parte de um indivíduo de se desconectar de aparelhos – Gaming Disorder) vem sendo abordada na novela das 21 horas da Rede Globo, escrita pela autora Glória Perez.

No folhetim, o personagem Theo sofre emocionalmente com o vício em games. Adoecendo a si e também sua família que está aprendendo a lidar com o problema. Mas o que vem a ser essa doença e como saber quando um simples lazer se transforma em um problema que deve ser levado a sério?

A intensidade, frequência e duração do tempo de utilização dos games são fatores determinantes para fechar um diagnóstico.

Psicanalista Andréa Ladislau _ vício em games
Foto: Divulgação

O indivíduo se sente incapaz de controlar ou de colocar um limite no tempo em que realiza a atividade. Além disso, o jogo passa a ser sua prioridade em detrimento dos interesses vitais, como: comer, dormir, descansar, higiene, socializar, trabalho, estudo, dentre outras rotinas cotidianas.

Por fim, é muito comum perceber que, à medida que o vício se torna incontrolável, a pessoa começa a ter uma escalada de tempo crescente para os jogos.

Pensando neste problema, ainda não temos uma causa específica e determinada, podendo ser um somatório de fatores. Claro que, a questão se torna muito subjetiva, pois pode ser por fuga da realidade, carência afetiva, necessidade de se desafiar a todo instante, procrastinação, baixa autoestima, dificuldades de autocontrole, impulsividade, deficiência comunicativa, déficit do manejo emocional, timidez em excesso, depressão, ansiedade, prejuízos cognitivos, dificuldade no gerenciamento das emoções, entre outros. Mas, assim como todo tipo de vício (drogas, alcoolismo, tabagismos, sexo, compras…) existe o fator recompensa cerebral. Um mecanismo biológico que provoca motivações para permanecer no vício.

Isso acontece, porque ao jogar, o neurotransmissor dopamina é liberado, provocando prazer imediato, favorecendo a permanência na atividade. O vício provoca abstinência quando o indivíduo é impossibilitado de continuar no game. Provocando a manifestação de sintomas como a agressividade, a ansiedade ou irritabilidade.

E qual seria o melhor tratamento?

Busque ajuda de um profissional de saúde mental, que poderá através de técnicas e instrumentos específicos, realizar uma avaliação neuropsicológica e psicológica para a constatação do prejuízo social em razão do abuso ou dependência de games e, desta forma, fechar um diagnóstico e definir a melhor conduta. Normalmente, o mais comum é aliar um tratamento para transtornos de impulso.

Ou seja, tanto crianças, quanto adultos podem apresentar sinais de recuperação. Basta que o contato com os jogos seja monitorado. Isso não significa impedir a pessoa de jogar, mas determinar regras e definir horários, tomando o cuidado para que a exposição ao game não ultrapasse o total de uma hora por dia.

Enfim, tanto para o personagem Theo da novela de Gloria Perez quanto para qualquer outro indivíduo, a cura desta condição de sofrimento é possível. A eficácia se dá de forma gradual, uma vez que a intensidade da prática de jogos for diminuindo, sem dor emocional identificada.

Portanto, a terapia, o autocuidado, o desenvolvimento pessoal, a clareza de informação e o acolhimento de uma rede de apoio, são muito eficazes no combate ao vício.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Paciente com Angioedema Hereditário - Graça Maria - ft - Paulo José - Acorda Cidade

Dia do AHE

Inchaços podem ser sinais de Angioedema Hereditário, um em cada 65 mil brasileiros tem a doença

Neste 16 de maio, Dia Mundial da doença, o Acorda Cidade conversou com um membro da Associação Brasileira de Angioedema...

16/05/2024 às 10h50

Alimentos com Glúten

Saúde

Inclusão e diversidade: a importância de produtos que substituem o trigo

Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Celíaca reforça que pessoas com alimentação restritiva pode continuar com versatilidade e sabor...

16/05/2024 às 09h51

BIE - Teste do pezinho no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O teste do pezinho, exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê, é uma das principais formas de diagnosticar seis doenças que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento. São elas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Para realizar o teste do pezinho, a família deve levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde entre o 3° e o 5° dia de vida. É fundamental ter atenção a esse prazo. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Dia Internacional das Mucopolissacaridoses (MPS)

Doença rara chamada de Gargolismo no século passado pode ser prevenida com o Teste do Pezinho e terapia precoce

O tratamento geralmente envolve terapias de suporte e, em alguns casos, terapias de reposição enzimática.

15/05/2024 às 17h06

Manifestação de Servidores

Feira de Santana

Servidores da saúde realizam protesto contra reajuste salarial de 4% proposto pelo governo do estado

Segundo o sindicato, a manifestação não está prejudicando o atendimento no HGCA, já que 30% da categoria permanece trabalhando.

15/05/2024 às 11h52

Acidente João Durval - Foto - Ed Santos - Acorda Cidade (1)

Lesões Graves

Cirurgião revela que mais da metade das pessoas acidentadas por moto que dão entrada no HGCA estão sob o efeito de bebidas alcoólicas 

Seja batidas entre carros, ônibus, bicicletas, caminhões ou atropelamentos, têm também a moto na participação dos registros. 

15/05/2024 às 07h00

Jodilton Souza fala sobre inauguração de hospital pediátrico e construção de unidade geral com 170 leitos: 'Super Hospital'

Saúde

Jodilton Souza fala sobre inauguração de hospital pediátrico e construção de unidade geral com 170 leitos: 'Super Hospital'

Ele informou que a União Médica adquiriu 66% da Bambino e 66% da Sobaby, sendo que a Sobaby está em...

14/05/2024 às 20h39

image

Rádio acorda cidade