Política

Após dizer que pediria explicações, Lula se reúne com ministro Juscelino Filho nesta segunda (6); entenda

Reportagens do 'Estado de S. Paulo' dizem que ministro das Comunicações usou dinheiro público para ir a SP resolver questões pessoais. 'Se não provar inocência, não pode ficar', afirmou Lula.

06/03/2023 às 10h05, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assume o cargo, em cerimônia no auditório do ministério

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (6) com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União). Na pauta, estarão as denúncias de que Filho teria viajado com dinheiro público para resolver questões pessoais em São Paulo, em janeiro.

O caso foi inicialmente revelado em reportagens do jornal “O Estado de S. Paulo”. De acordo com o Estadão, Juscelino foi para São Paulo com dinheiro do governo, mas cumpriu agenda que era predominantemente de assuntos pessoais.

Segundo o jornal, em três dos quatro dias de viagem, o ministro se ocupou de atividades ligadas a seus cavalos de raça e participou de leilões.

Na última quinta (2), Lula já havia dito que cobraria “explicações” de Juscelino Filho sobre o caso. Naquele momento, no entanto, o ministro estava em viagem oficial.

“Eu tentei esta semana conversar com o Juscelino. O ministro Juscelino está viajando, está no exterior, a serviço do ministério, discutindo em um encontro de telecomunicações. Eu já pedi para o ministro Rui Costa [da Casa Civil] convocar ele para segunda-feira a gente ter uma conversa, porque ele tem direito de provar sua inocência. Mas se ele não conseguir provar a sua inocência, ele não pode ficar no governo”, afirmou o presidente.

Juscelino Filho é do União Brasil, partido que não compôs a chapa eleitoral de Lula e, atualmente, tem três ministros no governo. Apesar de integrar a Esplanada dos Ministérios, o União se diz “independente” nas votações do Congresso – uma posição que incomoda a base política do governo.

O que diz o ministério


O ministro Juscelino Filho ainda não deu declarações públicas sobre as denúncias. Em nota, o Ministério das Comunicações afirmou que o ministro tinha compromissos oficiais na viagem ao estado de São Paulo.

“O ministro cumpriu agenda oficial nos dias 26 e 27 de janeiro, participando de reuniões com a operadora Claro, onde houve apresentação do plano de investimentos no país da mesma; [participou também de] reunião técnica com a equipe do escritório regional da vinculada Telebrás; reunião com o gerente regional da agência vinculada Anatel; e [participou] de visita e reunião com grupo BYD, em SP”, afirmou a nota.

Fonte: g1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Viagem de Jerônimo e impedimento de Geraldo Jr. e Adolfo colocam presidente do TJ-BA como governadora

Bahia

Viagem de Jerônimo e impedimento de Geraldo Jr. e Adolfo colocam presidente do TJ-BA como governadora

Ela será a segunda mulher a comandar o Executivo baiano. A primeira foi a desembargadora e então presidente do TJ-BA,...

09/05/2024 às 17h30

Deputado estadual destina R$ 550 mil em recursos de emendas para UEFS

Política

Deputado estadual destina R$ 550 mil em recursos de emendas para UEFS

O deputado Pablo Roberto ressaltou a importância do laboratório de física como “um recurso para ampliar o conhecimento científico”.

09/05/2024 às 15h39

senado

Chuvas no RS

Congresso aprova projeto que prioriza execução de emendas destinadas a cidades em situação de calamidade

No início da sessão conjunta, os congressistas fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das chuvas no Rio...

09/05/2024 às 14h36

Audiência Pública

Feira de Santana

Audiência pública discute projeto de modernização do Feiraguay nesta sexta (10)

O objetivo, segundo Zé Neto, é ouvir os comerciantes do Feiraguay e de toda zona comercial do entreposto.

09/05/2024 às 14h09

marielle

Política

PGR denuncia irmãos Brazão e ex-chefe da polícia do RJ por mandar matar Marielle; ex-assessor é preso

Calixto da Fonseca foi preso pela Polícia Federal do Rio, enquanto Ronald já cumpria pena em prisão federal.

09/05/2024 às 09h26

Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95

Feira de Santana

Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95

A data foi lembrada pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB), filho da terra, que ressaltou a importância tanto da localidade como...

08/05/2024 às 15h28

image

Rádio acorda cidade