Feira de Santana

EBDA inicia cadastramento para o Garantia Safra 2012

Os agricultores que já estão inscritos no programa, irão apenas atualizar a renovação, já os agricultores que nunca aderiram o programa, precisam levar a documentação que comprove que ele é agricultor familiar.

 

Daniela Cardoso
 
A EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) iniciou o cadastramento dos trabalhadores rurais do município de Feira de Santana para o Seguro Garantia Safra 2012. A gerente da EBDA, Edilza Reis, explicou os critérios para o cadastramento.
 
“O critério é ser agricultor familiar, para isso, a pessoa deve ter renda mínima mensal que não ultrapasse um e meio salário mínimo, exceto aposentadoria rural, a pessoa tem que ter posse da terra, pode ser comodato, meeiro, parceiro, pode ter a documentação definitiva, não pode ultrapassar quatro módulos rurais e tem que plantar de uma e meia tarefa a 23 para ser considerado agricultor familiar”, explicou.
 
Edilza Reis informou que o calendário para o cadastramento no distrito de Maria Quitéria foi iniciado desde o último dia 10 e que está com o calendário dos distritos de Ipuaçu, Matinha e Tiquaruçu. “Quanto aos demais distritos, estamos elaborando o calendário junto com os representantes das comunidades”, disse.
 
Os agricultores que estão inscritos no programa, irão apenas atualizar a renovação, os agricultores que nunca aderiram o programa, precisam levar a documentação que comprove que ele é agricultor familiar.
 
Edilza Reis disse acreditar que mais agricultores que não conheciam o Seguro Safra irão se inscrever no programa que disponibiliza atualmente 4 mil cotas. De acordo com ela, caso esse número ultrapasse, o prefeito Tarcízio Pimenta poderá ampliar o número de cotas para Feira de Santana.
 
As informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade