Saúde

Dia da Mamografia: saiba como e quando o exame deve ser realizado

Simples e rápido, o exame é essencial para detecção precoce e prevenção do câncer de mama.

05/02/2023 às 06h55, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

Com o objetivo de reforçar a importância da realização do exame de mamografia, principal meio de prevenção do câncer de mama, foi instituído por Lei no país, o Dia Nacional da Mamografia, celebrado anualmente em 5 de fevereiro.

Com a redução de mais de dois milhões de exames observada entre 2020 e 2021, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a data ganha ainda mais relevância, já que busca conscientizar e chamar a atenção da população para a importância do exame na detecção de alterações nas mamas.

A mamografia é um exame simples, e tem como propósito rastrear o câncer de mama por meio da identificação de nódulos nos seios, antes mesmo de serem palpáveis. Além de ser o segundo tipo mais comum entre as mulheres, estima-se que em 2023, o câncer de mama apresente mais de 73 mil novos casos, de acordo com o Inca.

“A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Ele é essencial pois pode identificar nódulos em estágio inicial, quando ainda não são perceptíveis ao tato, proporcionando o diagnóstico precoce, valioso para o processo de cura da doença”, alerta Juan Carlos, diretor Técnico do Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO).

Pertencente à entidade filantrópica Pró-Saúde, uma das maiores no ramo da gestão hospitalar do país, o Bom Pastor atua como referência em obstetrícia, pediatria, ginecologia, clínica médica e cirúrgica para Guajará-Mirim, Nova Mamoré, mais de 50 aldeias indígenas da região Norte do país, além da cidade de Guayaramerin, na Bolívia.

Como é o exame de mamografia

O exame é realizado por um médico ou enfermeiro. Durante a mamografia, o seio é colocado entre as duas placas do mamógrafo, que comprimem as mamas e emitem raios X para produzir as imagens. O processo pode ser desconfortável devido a compressão, e algumas mulheres podem sentir dor pontualmente, principalmente se estiverem no período menstrual.

Juan Carlos destaca que, apesar de importante, o autoexame não substitui a mamografia. “Ainda que o autoexame aponte anormalidades nas mamas, não é possível diagnosticar o câncer apenas com o toque. Para isso, é necessário fazer exames específicos como mamografia, ultrassom e ressonância”, explica o profissional. “Inclusive, a associação da mamografia com outros exames de imagem, como o ultrassom, aumenta consideravelmente a porcentagem de diagnóstico precoce”, complementa o profissional.

Quando fazer o exame

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres de 50 a 69 anos façam a mamografia uma vez a cada dois anos. Já entidades médicas, como Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), indicam que o exame seja realizado a partir dos 40. Quando há o histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode solicitar o exame em idades mais jovens e com intervalos mais frequentes.

“No geral, o ideal é que as mulheres façam o exame de mamografia a partir dos 40 anos, anualmente, ou a cada dois anos. Em casos de histórico na família a idade pode ser reduzida, iniciando o exame aos 35 anos, a cada ano”, informa Juan Carlos.

Mediante prescrição médica, a mamografia é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Sistema engloba dois tipos de exame: a mamografia de rastreamento, indicada para mulheres de 50 a 69 anos, sem sinais e sintomas de câncer de mama, e a mamografia, indicada principalmente para avaliar alterações mamárias suspeitas em qualquer idade, independente do sexo.

“Faça seu check-up anualmente, ele é essencial para o diagnóstico precoce do câncer e outras doenças. Além disso, caso identifique ou suspeite de qualquer alteração nas mamas, busque orientação médica. Lembre-se de que quanto antes diagnosticada a doença, maiores são as chances de cura”, enfatiza o diretor.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. SE A COTA CRESCESSE IGUAL A POPULAÇÃO, EU FUI AO MÉDICO EM AGOSTO JÁ ESTÁ EM FEVEREIRO. MES PASSADO A COTA DEPOIS DO FESTEJOS DE FINAL DE ANO NÃO MUDOU NADA. SE O MÊS É DE 31 E VC CHEGA NO POSTO DIA 23 AI O FUNCIONÁRIO FALA VEM FINAL DO MÊS ENTENDE SE QUE FINAL DO MÊS É 30 OU 31 OU SEJA MÁFIA E COTA DE POLÍTICOS ESSA MERDA DE VEREADORES IMBECIS NÃO FAZEM NADA MAS TEM COTA UPA, HGCA, POLICLÍNICA E COTA CIRURGIA. SENDO QUE O TRABALHO É DA SMS, A POPULAÇÃO DO ROSÁRIO, SANTO ANTÔNIO DOS PRAZES E REGIÃO DO AEROPORTO 1 E 2 TRIPLICOU A COTA É A MESMA DE 10 ANOS ATRÁS. NUNCA VAI RESOLVER

Mais Notícias

Dengue em Feira de Santana

Feira de Santana

Prefeitura segue em alerta diante do aumento de casos de dengue em Feira de Santana

Quatro mortes foram confirmadas, enquanto cinco óbitos estão sob investigação. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

10/05/2024 às 15h20

Planserv

Entrevista

"Não existe encolhimento e nem sucateamento, existe um esforço para expandir", diz coordenadora-geral do Planserv

De acordo com Socorro Brito, as unidades que recusarem atendimentos, serão advertidas pela falta de aviso prévio.

09/05/2024 às 19h59

Febre de Oropouche

Saúde

Febre de Oropouche: conheça a doença similar à dengue que tem atingido o país

Um dos grandes desafios da febre de oropouche é diferenciá-la da dengue, ainda não há tratamentos específicos para a doença,...

09/05/2024 às 09h22

mãe sobrecarregada

Saúde

Saúde mental e maternidade: mais de 90% das mães brasileiras vivenciam o esgotamento

Profissional da área de Psicologia explica quais são os sinais da sobrecarga e aponta estratégias para reduzir o estresse das...

09/05/2024 às 07h27

Câncer de Ovário

Saúde

Sintomas do câncer de ovário podem ser percebidos em estágio avançado da doença; médica ginecologista faz alerta

Anualmente, o dia 8 de maio é marcado pelo Dia Mundial do Câncer de Ovário.

08/05/2024 às 19h30

Pessoa mexe no celular

Saúde

Uso excessivo de telas: oftalmologista chama atenção para desconforto e riscos à visão

Em comemoração ao Dia o Oftalmologista, o Acorda Cidade conversou com o médico oftalmologista Pedro Gantois para tirar dúvidas sobre...

07/05/2024 às 21h05

image

Rádio acorda cidade