Política

Kleber Rosa pede ao governador para apresentar proposta completa de aumento do piso dos professores baianos

Kleber Rosa pontuou que a formação acadêmica do professor não pode ser secundarizada.

27/01/2023 às 15h16, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Assessoria

O psolista destaca que o ex-governador Rui Costa, no ano passado, anunciou também que a Bahia iria acompanhar o piso nacional. Entretanto, a medida não contemplou todos os níveis, classes, tempo de serviço, e formação acadêmica dos professores

O professor da rede estadual de ensino, ex-candidato ao Governo da Bahia, e Secretário de Comunicação do PSOL, Kleber Rosa, pede ao governador Jerônimo Rodrigues que apresente a proposta completa de aumento do piso dos professores baianos que será proporcional ao piso nacional anunciado pelo Ministério da Educação ( MEC).

O psolista lembra que, no ano passado, o então governador Rui Costa disse também que iria aumentar o piso. Porém, apenas os professores que recebiam abaixo do piso foram contemplados com a medida. A gestão estadual não aplicou o aumento para todos os níveis de professores, classes, por tempo de serviço, e formação acadêmica de mestrado e doutorado.

” Precisamos ficar atentos porque no ano passado tivemos o aumento do piso nacional e o então Governador Rui Costa garantiu à época que iria aumentar o piso também aqui na Bahia. Porém, ele só aplicou o aumento para os professores que recebiam abaixo do piso, sem respeitar o plano de cargos e salários, sem respeitar a carreira do magistério. O aumento não foi estendido aos professores por tempo de serviço e para os professores que possuem mestrado e doutorado”, frisa o professor que trabalha na rede estadual de ensino há 22 anos.

Kleber Rosa pontuou que a formação acadêmica do professor não pode ser secundarizada e o plano de cargos e salário foi conquistado pela categoria através de muita luta durante anos e tem que ser respeitado. ” Precisamos que o aumento contemple todos os professores do estado. Diante do que ocorreu no ano passado, pedimos ao governador Jerônimo para apresentar a proposta completa de aumento para a categoria saber se vai precisar lutar ou se vai comemorar, solicita Kleber Rosa.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim! Com certeza, não é justo e não é bom para a educação deixar de incentivar os professores a se qualificar, porque quando se equipara o salário de todos os níveis e categorias é o mesmo que está dizendo que o professor não precisa mais estudar, se qualificar!

  2. O professor sem graduação recebe por subsidio.Fomos nós que alfabetizamos ,ensinamos no antigo curso Primário. Fomos professores no antigo Ginasial é até no ensino Médio…hoje sequer somos citados…

  3. O professor enganou-se quando falou que o governador contemplou quem recebia abaixo do piso; sou professora especialista, padrão E, grau II, recebia o piso e continuo abaixo dele

  4. Quando será que o Governo da Bahia ira tratar os Professores REDAs como Profissionais da Educação de acordo com a Lei do Piso?

    Quando o governo do Estado ira cumprir a Lei do Piso na íntegra?

    Professores REDAS até hoje trabalham uma carga horária maior que a Lei do Piso permite.

    Esquecem ou fingem não saber que uma Lei Federal é maior que qualquer edital, contrato ou decreto estadual.

    RESPEITEM A LEI DO PISO

    LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008.

    Art. 2° §4° Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

    Quando o governo do estado irá cumprir a Lei do Piso integralmente e equiparando a Carga Horária dos Professores REDAs ao dos Efetivos?

  5. Kleber você esqueceu também de falar que o professor classificado como subsídio tem direito ao piso você está pensando igual a Rui Costa que o piso começa com quem tem licenciatura. Fiquei decepcionada com você pois acreditava ser você uma Pessoa justa e esclarecida ,como professor e valorizar o antigo professor primário e com licenciatura curta . Nós também somos professores.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade