Salvador

Homem é preso novamente furtando carro na Orla de Salvador

Na manhã do dia 17 de abril, Heydelberg Badaró Lima, 46 anos, teve a imagem captada por uma câmera de vídeo quando arrombava um Corsa Hatch Premium.

 

Acorda Cidade

Arrombar veículos na orla de Salvador tornou-se crime rotineiro para Heydelberg Badaró Lima, 46 anos, o mesmo homem flagrado em 17 de abril deste ano por umamera de vídeo, arrombando um Corsa Hatch Premium no estacionamento do Parque Costa Azul, e que no sábado (17), foi preso, novamente, por subtrair pertences do proprietário de um Peugeot 307, estacionado em frente à Praia de Jaguaribe. Ele está custodiado na 12ª Delegacia Territorial (DT), em Itapuã.

Conduzido por policiais militares para a 12ª DT, Heydelberg havia sido condenado em 1997 pela morte de sua ex-companheira Sheyla Cristina Cabral de Jesus, por estrangulamento, responde a processo por lesão corporal contra a atual mulher, Elaine da Cruz Silva, e foi indiciado em cinco inquéritos policiais. Em julho deste ano, ele chegou a ser interrogado no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), que investiga a morte do estudante de psicologia Isaac Souza Matos. O arrombador de carros tem um apartamento na praia do Corsário, no Edifício Galera, prédio onde Isaac foi encontrado morto, a golpes de faca.

Segundo a delegada Christiane Inocêncio Xavier, titular da 12ª DT, antes de ser capturado, por volta de 19 horas, no sábado (17), Heydelberg tentou fugir ao cerco da guarnição da 39ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), conduzindo seu veículo Focus, de cor cinza, em alta velocidade pela orla, Avenida Orlando Gomes, Paralela, Avenida São Rafael e Avenida Gal Costa, onde policiais da 47ª CIPM também passaram a persegui-lo. A fuga prosseguiu pela Estação Pirajá, BR-324, Rótula do Retiro, finalizando no Calafate, região da Fazenda Grande do Retiro.

No carro ocupado pelo criminoso, estavam o aparelho de som automotivo retirado do Peugeot 307, arrombado em Jaguaribe, além de uma sacola com dinheiro, roupas celulares e outros pertences da vítima, um baiano residente em São Paulo, que teve seus bens devolvidos. Autuado em flagrante por furto qualificado, desobediência e resistência à prisão, Heydelberg Badaró Lima deverá ser transferido da carceragem da 12ª DT para o Presídio de Salvador.

Ao ser interrogado pela delegada Christiane Xavier, o criminoso, que diz trabalhar com perfuração industrial, declarou ter retornado recentemente do Rio de Janeiro, estado onde responde por um homicídio. Depois de periciado, seu veículo Focus, que acumula várias multas de trânsito, foi encaminhado para o pátio da Transalvador.

Reincidência

Na manhã do dia 17 de abril, Heydelberg Badaró Lima, 46 anos, teve a imagem captada por umamera de vídeo quando arrombava um Corsa Hatch Premium.Trajando bermuda, camiseta e boné, ele aparece, inicialmente, sentado no banco do carona do  Focus e, após calçar um tênis, segue em direção ao Corsa Hatch conseguindo arrombar a porta, forçando-a com os pés. Depois, finge alongar-se e simula estar falando ao celular até retornar ao seu carro onde pega algo parecido com uma chave de fenda e, finalmente, furtar o aparelho de som e outros pertences.

Através dessas imagens os policiais identificaram a placa do Ford Foccus utilizado pelo arrombador para chegar e sair do estacionamento do Parque Costa Azul“Constatamos que a placa pertencia a um carro registrado em nome de Heydelberg”, informou a delegada Fernanda Porfírio, titular da 9ª DT (Boca do Rio), que conduziu as investigações, na época.

Após ter acesso a uma cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dele, a delegada comparou a fotografia do documento com a imagem, verificando tratar-se da mesma pessoa. A titular da 9ª DT também indiciou o criminoso em inquérito por furto qualificado, tendo Heydelberg se apresentado na Delegacia Territorial da Boca do Rio na madrugada do dia 27 de abril, acompanhado de um advogado.