Educação

Concurso premia as melhores iniciativas de professores e escolas de Feira de Santana

Criatividade, dedicação e envolvimento com a comunidade foram as principais marcas dos projetos vencedores

Acorda Cidade

Na última sexta-feira(9), foram revelados os vencedores do Concurso Projetos e Práticas do Programa Cidade Educadora. Realizado pela primeira vez em Feira de Santana, o concurso, promovido pela Aymará Educação em parceria com a Secretaria de Educação, teve como objetivo valorizar e premiar as melhores práticas de professores e escolas que adotam o Programa, incentivando os educadores a inovarem suas atividades e projetos realizados em sala de aula. “Quando o educador é convidado a participar de uma iniciativa como esta, ele aproveita a chance para dividir o seu trabalho e o seu conhecimento com os outros. Foi um momento muito bonito, no qual os professores nos mostraram a sua satisfação e dedicação com a profissão”, conta Emerson Barreto, gerente pedagógico da Aymará Educação.

 
A comissão julgadora teve a missão de escolher cinco entre os 140 projetos apresentados pelos professores e escolas do município. Os vencedores foram aqueles que mais contribuíram para o desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal
 
Para o município, o concurso foi uma forma muito especial de terminar o ano de 2011. “A iniciativa foi uma forma de valorizar nossos professores e incentivou a troca promovida entre as escolas com os projetos inscritos. Pudemos notar a evolução da educação com práticas inovadoras e criativas que mostram bem o empenho de cada professor. Queremos dar continuidade neste trabalho e na parceria com a Aymará Educação”, explica Rosana Mary Vieira, chefe da divisão de planejamento e técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana.
 
Para Emerson Barreto, a entrega também incluiu outras boas surpresas. “Durante a apresentação dos projetos, vimos as fotos realizadas durante o ano. É nítido o carinho e o envolvimento destes educadores no desenvolvimento das atividades. Também fiquei bastante impressionado com as apresentações realizadas pelos alunos no evento, para homenagear os professores. Eles mostraram boa oralidade e protagonismo. Foi realmente emocionante. Isso sem falar na qualidade pedagógica das práticas inscritas”, comenta.
 
Os vencedores de cada categoria receberam um troféu, um netbook e a publicação do projeto no site do concurso e também na revista Aymará Cidades. Na categoria escola, a instituição vencedora ganhou uma sala de leitura e a diretora da escola, um netbook.
 
Conheça os projetos vencedores:
 
Projeto: “Sem coceira, sem odor e sem chulé: quem tem higiene tem saúde”
Escola: Creche Tia Ana Lucia
Professora: Nadjalle Sinira Silva Ramos Santana
Categoria: Professor Educação Infantil – Nível 1 
Número de alunos: 18
 
Inspirada na história “Que Coceira” – Volume Branco – Coleção Cidade Educadora, a professora Nadjalle planejou atividades para incentivar que seus alunos tivessem mais cuidados com o corpo. Para isso, ela desenvolveu diversas atividades, inclusive com uma visita a um salão de beleza, onde, além de cuidar de cabelos e unhas, aprenderam um pouco mais sobre higiene pessoal. De acordo com a educadora, com esse projeto, os alunos descobriram a importância de ter bons hábitos de higiene e se tornaram mais autônomos. “O resultado foi a melhora geral na apresentação pessoal e também na linguagem, pois o tempo todo falei do cuidado com o corpo e com as palavras também”. Para compartilhar tudo o que foi aprendido, os alunos fizeram exposições e explicaram para as outras turmas os procedimentos para higiene do corpo.
 
Projeto: Comer bem faz bem
Escola: E.M. Álvaro Pereira Boaventura
Professora: Mirian Melo de Freitas Ribeiro
Categoria: Professor Educação Infantil – Nível 2
Número de alunos: 26
 
Com o objetivo de incentivar seus alunos a terem uma alimentação saudável, a professora Miriam desenvolveu seu projeto a partir da história ““O gigante mindinho” – do Volume Lilás – da Coleção Cidade Educadora . Na narrativa, Guido, um dos personagens da história, é incentivado a priorizar alimentos que contribuem para uma boa saúde. “Antes de iniciar o projeto, fiz uma reunião com os pais, que prometeram participar das atividades e reuniões que aconteceriam. “Isso fez com que os resultados fossem ainda melhores, pois os pais se envolveram com a causa e todos saíram ganhando”, explica a professora. Entre as atividades, os alunos e seus pais tiveram uma palestra com uma estudante de Nutrição. Para colocar o que aprenderam na prática, as mães dos alunos foram convidadas a fazer um almoço para toda a turma na escola. . Hoje, os alunos conhecem melhor os bons alimentos e os pais incentivam refeições cada vez mais saudáveis para as crianças.
 
Projeto: Dente de leite, uma perda de ganho permanente
Escola: E.M. Otaviano Ferreira Campos
Professora: Ana Cristina Batista Neves
Categoria: Professor Ensino Fundamental I – 1º ano
Número de alunos: 20
 
 A perda dos dentes de leite costuma ser uma fase de sofrimento para a maioria das crianças, por isso este foi o tema abordado pelo projeto “Dente de leite, uma perda de ganho permanente”. Inspirada na história “Quem perdeu você ou eu?”, que faz parte do Volume Amarelo da Coleção Cidade Educadora, a professora Ana Cristina desenvolveu diversas atividades para que as crianças entendessem esse processo comum a todos. Entre elas, os alunos produziram dentes de material reciclado e fizeram uma exposição para colegas de outras turmas, funcionários da escola e familiares. “Criei esse projeto ao observar que muitos alunos ficavam com vergonha nesse período, afetando a auto-estima e até mesmo o desempenho escolar”, explica a educadora. Como resultado, os alunos demonstraram maior conhecimento e segurança sobre a perda do dente de leite e estão mais à vontade para sorrir e mostrar as famosas “janelinhas” sem a presença de constrangimentos.
Projeto: Bichinhos de Jardim
Escola: E.M. Dival Figueiredo Machado
Professora: Maria Alice Brito de Almeida
Categoria: Professor Classe Multisseriada
Número de alunos: 14
 
 A iniciativa para a realização do projeto surgiu para ampliar os conhecimentos das crianças sobre os animais que vivem nos jardins e nos quintais e que despertam interesse e curiosidade nessa faixa etária. A partir da contação da história “O gigante mindinho”, do Volume Lilás da Coleção Cidade Educadora, foram desenvolvidas atividades e situações de aprendizagem envolvendo as diversas Áreas do Conhecimento. “Conheço esta turma há dois anos e sei que eles são muito exigentes, então precisei desenvolver um projeto bem diferente para que eles se envolvessem”, comenta a professora Maria Alice.
 
Para ajudar nas atividades, uma moradora da comunidade cedeu o espaço para que a turma visitasse seu jardim e investigasse mais de perto o que havia aprendido. Além disso, a moradora concedeu entrevista à turma relatando os cuidados necessários para manutenção e preservação do jardim. Como resultado do projeto, que contou com 30 etapas, as crianças puderam treinar a escrita, as habilidades com os números e aumentar seus conhecimentos no que se refere aos bichinhos que existem em um jardim. Todo o trabalho resultou no livro “Artes com bichinhos de jardim”, produzido por cada um dos alunos, incluindo uma manhã de autógrafos e entrega dos livros aos pais. “Os alunos ficaram muito orgulhosos e até fizeram pose de escritor para assinar os livros. Os pais estavam bem felizes com o resultado do projeto”, conclui Maria Alice.
 
Projeto: Brincando e aprendendo com o idoso
Escola: Associação Feirense de Assistência Social
Diretora: Jamily Dórea da Silva Santos
Categoria: Escola
Número de alunos: 250
 
A Associação Feirense de Assistência Social divide o espaço escolar com um asilo e as crianças convivem diariamente com idosos. “Nem sempre esta relação era saudável, algumas crianças jogavam pedras e falavam nomes feios para os mais velhos. Senti, assim, a necessidade de trabalhar este tema e melhorar o convívio destas gerações”, explica a diretora da escola Jamily Santos.  Com os dois grupos reunidos, a escola promoveu apresentações, rodas de conversas, brincadeiras, contação de histórias, lanches, dramatizações, entre outras demonstrações de respeito e afetividade, todas a partir da história “Tem Morador do Armário”, do Volume Lilás da Coleção Cidade Educadora. Após o projeto, as crianças demonstram mais afetividade, respeito e interação com os idosos do asilo e as famílias ficaram mais integradas com o contexto escolar.