Bahia

MPF solicita reforço da segurança pública no Farol da Barra após suposta mobilização antidemocrática

Polícias devem monitorar aglomeração, após circulação de mensagens em redes sociais sobre novo ato contra o Estado Democrático de Direito.

MPF solicita reforço da segurança pública no Farol da Barra após suposta mobilização antidemocrática MPF solicita reforço da segurança pública no Farol da Barra após suposta mobilização antidemocrática MPF solicita reforço da segurança pública no Farol da Barra após suposta mobilização antidemocrática MPF solicita reforço da segurança pública no Farol da Barra após suposta mobilização antidemocrática

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou, na manhã desta quarta-feira (11), ao secretário estadual de Segurança Pública da Bahia e aos dirigentes das policias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF) e Civil, que estabeleçam, com urgência, o monitoramento sobre possível necessidade de reforço da segurança, durante todo o dia, especialmente, nas imediações do Farol da Barra, em Salvador (BA).

O objetivo do pedido é garantir a ordem e evitar acontecimentos similares aos do último domingo (8), em Brasília, quando aglomerações com a finalidade de dissolução do Estado Democrático de Direito destruíram o patrimônio público, histórico e cultural do país.

A providência adotada partiu de um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou a existência da circulação de mensagem sobre suposta mobilização antidemocrática, em fase de articulação nas redes sociais, intitulada “Mega Manifestação Pela Retomada do Poder”.

A denúncia chegou ao conhecimento do MPF por meio do canal aberto pela instituição para receber informações sobre os atos de vandalismo na capital federal.

Nos ofícios, o MPF também solicitou que, caso o evento se concretize, sejam identificadas as pessoas que se manifestem com teor voltado à dissolução do Estado Democrático de Direito ou qualquer outro conteúdo de caráter antidemocrático. A medida tem o propósito de assegurar a eventual apuração e responsabilização dos envolvidos.

Os pedidos vão instruir notícia de fato que tramita na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do MPF, com o objetivo de: “apurar eventuais ilegalidades, pela perspectiva dos limites da liberdade de expressão e defesa do Estado Democrático de Direito, nas manifestações realizadas como protesto ao resultado das eleições para presidente do Brasil”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram