A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou em 2ª discussão nesta quarta-feira (30) o projeto de lei 014/2011que autoriza a doação de área de terra do Município ao Governo do Estado. A aprovação da proposta de autoria do Poder Executivo foi por unanimidade dos vereadores presentes. A área doada destina-se à construção de uma unidade escolar estadual para oferecer o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com o objetivo de atender a demanda da comunidade Viveiros. Caracterizado como de uso comunitário, o terreno fica localizado no Loteamento Popular Vivendas do Viveiro – Etapa 04, medindo 4.036,47 m².
Roque Pereira diz que Secom e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer fornecem estrutura para eventos não oficiais – A Prefeitura de Feira de Santana, através das secretarias de Cultura e Lazer e de Comunicação, tem dado suporte a eventos que não fazem parte do calendário oficial do Município. A informação é do vereador Roque Pereira. Segundo ele, toldos, serviço de som e outros equipamentos são disponibilizados para festas promovidas por bares cavalgadas, etc, no distrito João Durval, que ele representa politicamente.ais eventos, disse ele, são promovidos por pré-candidato a vereador em 2012, o que configura privilégio. "Trago a denúncia mesmo sendo governista. Quem quer ser candidato deve usar recursos do seu bolso e não dar um capote em adversário. Não admito que concorrente meu use a máquina para se locupletar', afirmou, na Tribuna da Casa da Cidadania.
Cadeiras de rodas do HGCA amarradas com esparadrapo e atadura, denuncia vereador – As cadeiras de roda que servem aos pacientes do Hospital Geral Clériston Andrade estão todas mal conservadas. Quem informa é o vereador Luiz Augusto, o Lulinha. "Estão amarradas de ataduras e esparadrapos", afirmou, em discurso na Câmara Municipal.
Segundo ele, na ala de Enfermaria, homens e mulheres disputam o mesmo banheiro. "É um absurdo, que misturem as pessoas dessa forma". Os corredores da unidade, assinala o vereador, continuam super lotados. "Não melhorou nada", queixou-se. Para o vereador, o problema no HGCA não é de direção, mas de investimentos. Ainda tratando da área de saúde, Lulinha disse que o Governo do Estado inaugurou alguns hospitais que começaram a ser construídos na administração anterior.
Bastinho critica ação de Wagner, que pediu à PM para impedir protestos – A opinião é do vereador José Sebastião – Bastinho (PSD). Segundo ele, o governo petista na Bahia não está sabendo lidar com situações adversas e, por conta disso, age com truculência em determinados casos, jogando fora, segundo ele, a história de luta do Partido dos trabalhadores em favor da democracia.
Justiniano rebate críticas de Celso Pereira a governo José Ronaldo – Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (29), o vereador Justiniano França (DEM) comentou sobre uma nota publicada no jornal Tribuna Feirense, intitulada: "As escolas e os eleitores", onde o secretário de Governo, Celso Pereira, insinua que a retirada das urnas de alguns povoados do distrito da Matinha, pelo Tribunal Regional Eleitoral, foi provocada pelo estado deplorável dos prédios escolares na gestão do ex-prefeito José Ronaldo.Indignado com as declarações, o democrata disse que Celso Pereira era presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Feira), na época em que as sessões eleitorais foram retiradas dos povoados. "Por que a OAB não se manifestou? Em nenhum momento colocaram que a retirada foi por conta das escolas".
José Carneiro lamenta "ameaça' de deputado a emissora; outros vereadores também reagem – O protesto do jornalista Glauco Wanderley contra o deputado estadual e líder da bancada do Governo Jaques Wagner na Assembleia Legislativa, Zé Neto, repercutiu na Câmara de Feira de Santana. O vereador José Carneiro Rocha fez a leitura do texto postado pelo profissional da Rádio Subaé AM no facebook e em sites jornalísticos locais.Outros vereadores comentaram o assunto. Justiniano França disse que essa "pressão" acontece não apenas na imprensa local, mas em toda a Bahia, especialmente em programas de rádio terceirizados. O vereador Roberto Tourinho disse que a imprensa ajuda a democracia. O petista Marialvo Barreto disse que não comentaria o assunto por não ter lido o texto de Glauco, nem ouvido a discussão no ar. O vereador Roque Pereira disse que Zé Neto imaginou, equivocadamente, que foi o radialista Carlos Geilson que mandou interromper sua entrevista.
Tourinho faz alerta sobre datas do concurso público da Prefeitura de Feira – O vereador Roberto Tourinho advertiu, em discurso na sessão desta terça-feira (29) da Câmara Municipal, para possíveis problemas que podem ocorrer envolvendo a nomeação dos futuros aprovados em concurso público que a Prefeitura de Feira de Santana está organizando para o ano que vem. O Governo anunciou o concurso para 213 vagas em 2012, em diversas áreas da administração municipal. "É importante a realização do concurso. As provas serão aplicadas pela Uefs, que tem credibilidade", disse o vereador. Mas chama a atenção para as datas que estão estabelecidas. As inscrições começam dia 1º e terminam dia 20 de dezembro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 26. Depois vem a homologação do resultado e a nomeação dos aprovados. Acontece, segundo Tourinho, que 2012 é ano de eleição. Ele leu trechos da Lei 9.594, artigo 73, que veda aos agentes públicos nomear, contratar ou admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou acrescentar vantagens, remover ou transferir servidor público nos três meses que antecedam o pleito eleitoral e nos três meses seguintes a posse dos eleitos. E conclui: "Se houver qualquer impugnação, o que não é anormal em um concurso, já cria uma possibilidade da nomeação cair nos três meses fatais antes das eleições". O vereador oposicionista ainda suspeita de que a data determinada para o fim das inscrições, 20 de dezembro, pode ter a ver com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Município. "Este dinheiro pode ser para pagar o 13º dos servidores municipais".