Daniela Cardoso
A falta de segurança no Centro de Abastecimento em Feira de Santana tem sido motivo de preocupação para os comerciantes. Eles afirmam que o problema gera prejuízos, já que por medo e insegurança muitas pessoas deixam de comprar no local.
O comerciante do ramo de ovos, Antônio Joílson de Oliveira Lima, que trabalha há 28 anos no local, diz que o Centro não possui segurança adequada. “De vez em quando aparece um guarda municipal, um guarda da Polícia Militar, mas não é o suficiente, pois tem que ter um efetivo que venha aqui com frequência para coibir as ações que estão acontecendo”, disse.
Ele conta que nos últimos quatro anos a situação vem se agravando e que os comerciantes sempre procuram a administração do local para tentar resolver, mas não têm conseguido.
“Começamos a sofrer com um certo abandono das autoridades. Aqui é muito barulho, assaltos contra comerciantes, inclusive no sábado um comerciante foi assaltado aqui e perdeu quase 8 mil reais. Essas coisas afastam nossa clientela. Diante da falta de segurança que está tendo aqui a gente tem medo”, afirma.
O comerciante Milton Santiago Pereira que também trabalha há 28 anos no Centro de Abastecimento, confirma a falta de segurança tanto para os comerciantes, como para os clientes.
“Muito precária a situação. Não temos condições nem de andar por aqui, pois temos medo de sermos atingidos por uma bala perdida, por motos. É muito difícil, principalmente no sábado e na segunda-feira à tarde. Uma mãe de família não tem condições mais de transitar por aqui”, ressalta.
Josué Gomes Lima, que trabalha no local há 41 anos diz que por causa da falta de segurança os próprios comerciantes pagam um segurança particular durante a noite. Ele ainda reclama da falta de organização.
“A gente não vê os guardas organizarem nada, quem quiser botar uma banca em qualquer lugar bota, porque ninguém chega para dizer se é ou não, o lugar adequado.
Audiência para discutir os problemas do Centro de Abastecimento
Uma audiência será realizada na próxima quinta-feira (1) a partir das 15hs, no Restaurante Popular do Centro de Abastecimento, com o objetivo de discutir sobre a segurança pública, organização de estacionamentos, comércio praticado nas dependências do local, entre outros assuntos.
Participarão da reunião o Comando da 64ª Companhia Independente, Comando da Guarda Municipal, Representantes do Centro de Abastecimento e o Vereador Ailton Mô. As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.