Acorda Cidade
Com a prisão do empresário do ramo de transportes Juarez Antônio Silva Santos, 40 anos, e de dois caminhoneiros – Antônio Roci de Oliveira Cunha, 36, e Ailton Francisco de Andrade, o Alemão, 39 –, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga), com sede em Feira de Santana, elucidou uma série de roubos de cargas de pneus, nos últimos dez meses, em diversos pontos do estado.
Três dias após o último assalto, a polícia recuperou uma carga com 636 pneus da Bridgestone, avaliada em mais de R$ 100 mil. A carga roubada estava escondida no baú de um dos caminhões estacionados no pátio da empresa de Juarez, a Elitte Transporte e Logística Ltda., sediada em Candeias.
O empresário confessou o roubo e a polícia investiga agora a participação dele e dos outros em outros dois assaltos a cargas da Bridgestone. Juarez, Ailton e Antônio foram localizados e presos em Simões Filho. Um quarto integrante do bando, já identificado, está sendo procurado pela polícia.
Notas frias – Segundo o delegado João Uzzum, titular da Decarga, o quarto assaltante seria Iranildo Farias. "Vamos entrar em contato com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, onde ele nasceu, para confirmar a identificação", explicou Uzzum. Suspeita-se de que Iranildo esteja utilizando identidade falsa. A polícia investiga também a participação de contadores que estariam falsificando notas fiscais no esquema.
Após receber a carga roubada pelos outros integrantes da quadrilha, Juarez conseguia notas frias com valores equivalentes às mercadorias subtraídas e depois revendia, principalmente em São Paulo.
Desde fevereiro, foram quatro assaltos – dois em Feira de Santana, um na BR-324 e outro próximo ao município de Itatim. Uma das cargas continha pneus de caminhões e outras três, pneus de aros 16 e 17 para carros de passeio, que têm maior apelo comercial.
Fotos: Polícia Civil