Complexo educacional de Feira de Santana / Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva-complexo educacional
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Neste sábado (10), é celebrado o Dia da Inclusão Social. A data possui o objetivo de promover e conscientizar toda a sociedade sobre a importância dos direitos humanos e sua efetividade.

Isabella Carvalho, professora e coordenadora do Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva, em Feira de Santana, enfatizou ao Acorda Cidade sobre a importância do atendimento aos estudantes com deficiência, a fim de promover inclusão social.

“Esse projeto já desenvolvíamos há algum tempo, era o antigo InterEduc, já temos uns 6 anos atuando com esse projeto aqui no município. Nós estamos, atualmente, na nova sede, que agora é o Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva,” informou.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

As crianças e estudantes que possuem algum tipo de deficiência, não só a intelectual, precisam realizar acompanhamento para que possam se desenvolver.

“É muito importante que os deficientes visuais, auditivos, físicos também tenham um acompanhamento paralelo para que eles desenvolvam estratégias, quebrem barreiras e elevem o aprendizado a partir de ações concretas para que haja a verdadeira inclusão social desses estudantes,” destacou.

O Centro iniciou as atividades em maio deste ano e já atende cerca de 230 estudantes.

“Nós atendemos os estudantes matriculados nas escolas municipais. É importante deixar isso claro, porque aqui não é uma escola, como algumas pessoas pensam. Nós seguimos a Política Nacional da Inclusão, na qual esses estudantes precisam estar matriculados em escolas regulares, frequentando uma sala comum, junto a todos e que seja adaptada as suas necessidades. Eles precisam estar matriculados na rede municipal e através de uma ficha de encaminhamento a escola encaminha para gente, ao perceber que o estudante apresenta algum tipo de dificuldade ou caso o estudante já tenham alguma deficiência, como autismo, ou deficiência visual, nós fazemos uma avaliação inicial e direcionamos para o tipo de acompanhamento que esse estudante vai precisar. Hoje temos o acompanhamento psicopedagógico, não somente para os estudantes com deficiência, mas também àqueles estudantes que possuem algum transtorno ou dificuldade no aprendizado, como TDH e Dislexia,” explicou.

O Centro possui atendimento educacional especializado na área de surdez.

“O estudante aprende Libras, a Língua Brasileira de Sinais, como a sua primeira língua. E também temos atendimento especializado para deficiência visual, no qual o estudante aprende o braille, o Soroban, a questão da mobilidade. E temos um núcleo de Deficiência Visual, no qual temos todo equipamento para desenvolvermos materiais para esses estudantes aprenderem na escola. Por exemplo, se a professora está trabalhando um texto, esse material será produzido aqui em braille para que o estudante possa desenvolver a mesma atividade, mas adaptada para ele,” descreveu.

Esse projeto foi criado e projetado pelos professores da rede municipal, salientou a coordenadora Isabella.

“Esse é um projeto totalmente da equipe do município de Feira de Santana. Foi criado e projetado pelos professores da rede e a verba é toda municipal,” contou.

A professora do Centro disse que alguns serviços estão sendo implantados e montados de forma gradativa.

“A gente tá implantando de forma gradativa a parte sensorial como a sala de música. A gente vai ter atendimento fonoaudiológico e psicológico para esses estudantes. Hoje atendemos 230 estudantes, mas quando montarmos toda a nossa equipe vamos atender cerca de 1.500 estudantes aqui no nosso Centro,” concluiu.

Centro integrado de Educação Inclusiva atende mais de 200 crianças com deficiência
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, Jacilene Ferreira de Jesus, mãe de uma estudante atendida no Centro Integrado, contou que sua filha de 8 anos foi diagnosticada com défict intelectual.

“Desde os 3 anos eu levo ela para fazer acompanhamento com o neuropediatra. Minha irmã que é psicopedagoga foi notando alguns traços e me incentivou a levar a minha filha para fazer um acompanhamento. Neste Centro Integrado tenho o atendimento adequado, a professora dela, Jaqueline, é ótima,” relatou a mãe.

Conforme Jacilene, a filha possui dificuldade para se concentrar e atraso na fala.

“Ela tem dificuldade de concentração, possui um atraso na fala e intelectual. Eu cheguei a pensar até que era autismo, mas o médico descartou a condição.”

A mãe disse que a condição da filha atrapalha muito nos estudos.

“O neuropediatra deu uma lista de procedimentos que devem ser feitos com ela. Na escola ela precisa sentar à frente dos colegas, porque tudo distrai a atenção dela. Ela também toma medicamento para concentração e o tratamento precisa ser com repetição, porque algumas coisas ela fixa e outras esquece. Minha filha tem que ter vários acompanhamentos com psicopedagoga, psicóloga, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional,” pontuou Jacilene de Jesus.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

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Iasmim Santos
Iasmim Santos

Produtora do Programa de Rádio e Site Acorda Cidade

Prazer, Iasmim Santos! Sou jornalista, locutora, podcaster, copywriter, produtora de conteúdo web e yogini. Amo conhecer histórias e lugares.

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