Acorda Cidade
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen, as mulheres brasileiras ocupam o 4º lugar no ranking das mais estressadas. O estudo chamado The Women of Tomorrow, analisou os hábitos de consumo e de informação de mulheres em países emergentes e desenvolvidos. 6.500 pessoas em 21 países foram entrevistadas de fevereiro a abril de 2011.
Acima das brasileiras estão as mulheres da Índia, México e Rússia. Entre as campeãs, 87% das indianas disseram se sentirem estressadas a maior parte do tempo, e 82% alegaram não ter tempo nenhum para descansar e relaxar. O mesmo sentimento foi relatado por 74% das mexicanas, 69% das russas e 67% das brasileiras.
Sobre os hábitos de consumo, a pesquisa revela que as mulheres em países emergentes gastam mais em roupas, produtos de saúde e beleza, alimentos e educação dos filhos. Já as mulheres em países desenvolvidos gastam mais em férias, poupança e pagamento de dívidas.
No mundo em desenvolvimento ainda é mais difícil para a mulher desempenhar plenamente os papéis de mãe, dona de casa, além do profissional. Por esse motivo a mulher que vive em país emergente seria mais estressada, revela a pesquisa.
Ainda segundo a pesquisa, as mulheres são as mais assíduas frequentadoras nas redes sociais. Elas enviam 14% mais textos do que homens a cada mês. Falam mais, discutem mais, comentam mais…