Cachoeira

Rapper MV Bill participa de abertura da Flica 2022

A programação também teve a participação das escritoras Lívia Natália, Calila das Mercês e Luciany Aparecida.

04/11/2022 às 14h46, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Joá Souza/GOVBA

Com as participações do rapper MV Bill e das escritoras as escritoras Cidinha da Silva e Auritha Tabajara, foram iniciados na manhã desta quinta-feira (03), os trabalhos da 10ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira, a Flica, no Recôncavo Baiano. O evento segue até domingo (6) sob tema “Liberdade, Literatura e Brasis”.

A solenidade de abertura, que aconteceu na Tenda Paraguaçu, conto com as presenças dos secretários Danilo Melo (Educação), Maurício Bacelar (Turismo), Arany Santana (Cultura), Fabya Reis (Sepromi) e Julieta Palmeira (Políticas para as Mulheres). O diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo e a diretora da Fundação Hansen Bahia, Vanessa Dantas, também estiveram na abertura da Flica.

Foto: Joá Souza/GOVBA

A programação seguiu durante a tarde com as escritoras Lívia Natália, Calila das Mercês e Luciany Aparecida, que falaram um pouco da sua trajetória e dos lançamentos dos seus livros. Além da mesa de debate com Mário Magalhães e Guilherme Amado; escritas contemporânea sobre a história, e a independência de Cuba e da América Latina, com o poeta cubano Yamil Diaz Gomez.

Ao longo dos quatro dias de festa, o público poderá conferir também a programação infantil da Fliquinha – na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) -e um ambiente dedicado à literatura jovem, batizado de Geração Flica, na antiga estação férrea da cidade.

Público jovem

O primeiro dia do espaço Geração Flica foi focado em discussões sobre tecnologias e humor. Após a abertura, o público pôde presenciar a mesa ‘E fora dos stories, você está bem?’, com os escritores Cláudio Thebas e Alexandre Coimbra e mediação da jornalista Victória Alves.

Durante a mesa, os integrantes discutiram sobre a importância da vida fora das telas e das redes sociais. Em seguida foi a vez da plateia, formada majoritariamente por estudantes de escolas públicas e particulares de cachoeira, conferir uma apresentação de stand up comedy do humorista Ruan Passos.

“É importante que a gente entenda a arte como algo global, com universos que se conectam. O humor se conecta com a literatura, que se conecta com a música. Por isso é fundamental trazer a comédia para o espaço da Flica, principalmente porque o stand up baiana aborda temáticas do gueto, sem ofender minorias, por exemplo. Estar na Flica é uma honra e espero voltar outras vezes”, pontuou Ruan após sua apresentação.

Já as crianças puderam curtir oficinas de contação de histórias no espaço Fliquinha. Na manhã do primeiro dia ocorreu na programação as oficinas ‘Respeite meus cabelos’ com Finos Trapos, ‘Cantos, contos e brincadeiras’ com Jamile Menezes e ‘Grimalda, a lagartixa empoderada’ com Rita Queiroz.

Já durante a tarde a programação infantil ficou por conta de Joana Flores com a contação ‘Catrapissu’, Elaine Kriss com ‘Lalá, cadê você’ e Paula Anias com o ‘Conto para Kirimutê’ e ‘A lenda do Dendê’.

Sobre a Flica Com primeira edição em 2011, há 10 anos a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) se estabelece como um dos principais encontros literários do Brasil, tornando-se um local de reunião de multidões criativas de todas as origens. A festa nasceu e se afirmou no Recôncavo da Bahia, no município de Cachoeira, região estratégica para o entendimento do desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil e pano de fundo para escritores como Gregório de Matos, Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado. O evento é uma realização da Fundação Hansen Bahia em parceria com a CALI – Cachoeira Literária, conta com o patrocínio da Bahiagás e do Estado da Bahia e tem a LDM como livraria oficial, com apoio da Prefeitura de Cachoeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB e Instituto Ibirapitanga.

Agenda
10ª edição Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA
Quando: 04 a 06 de novembro (sexta-feira á domingo)
Aberto ao Público

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade