Daniela Cardoso

O Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), que é ministrado em escolas estaduais, municipais e algumas escolas particulares de Feira de Santana irá formar a segunda turma no dia 11 de novembro. O soldado Pinto Brito que trabalha no projeto junto com mais três policiais, explicou o que é o Proerd.

“É um programa norte americano que chegou no Brasil através da polícia do Rio de Janeiro e depois se expandiu. Hoje todos os estados do país tem o Proerd que consiste em uma aula semanal onde os alunos participam, inclusive com os pais”, disse.

De acordo com ele, o projeto dura cerca de 2 meses e meio com ensinamos de como as crianças resistir as pressões de grupo. “A maior recompensa que ganhamos é quando encontramos os pais que relatam as mudanças dos filhos em casa”, ressaltou o soldado.

Pinto Brito explicou ainda que no final das aulas os alunos fazem uma redação falando sobre o projeto e também um juramento de que nunca irão usar drogas. As 5 melhores redações são premiadas.  

De acordo com ele, o projeto necessita de ajuda financeira para a compra das camisas e para a premiação. “Esse ano nós estamos com o objetivo de premiar os vencedores com 4 bicicletas e 1 notebook”, disse.

Quem quiser ajudar o projeto pode ligar para o telefone (75) 8827-9240.