Disque 100

Exploração sexual infantil: Prefeitura mapeia áreas com altos índices de denúncias

A comunidade pode denunciar a violência sexual infantil, através do Conselho Tutelar (75) 3614-3253 ou (75) 3614-3169 ou ligando de forma anônima gratuitamente pelo Disque 100.

Acorda Cidade

As áreas de bairros e distritos de Feira de Santana que possuem um alto índice de denúncias contra exploração sexual infantil estão sendo mapeadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O trabalho está sendo desenvolvido por profissionais das unidades dos bairros Santa Mônica, Kalilândia, e Lagoa Grande.

Segundo a coordenadora do Creas Kalilândia, Ilanania Oliveira, a equipe procura identificar e visitar unidades como associações de moradores, creches, delegacias, policlínicas e PSFs, para divulgar o trabalho que é desenvolvido pelos Creas.

“Informar a população sobre formas de prevenção, denúncias, direitos de violação, são alguns dos assuntos que apresentamos para manter a comunidade em alerta. As denúncias que chegam aos Creas são encaminhadas para que o Conselho Tutelar apure os fatos e em seguida tome as providências”, assegura.

A diretora de Projetos da Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Diretos Humanos (Seprev), Luciana Flores, informa que o órgão atua na prevenção e mobilização para enfrentar a violência sexual no município.

“Durante todo o ano desenvolvemos atividades preventivas como palestras, caminhadas, e capacitação para coibir este tipo de violência contra a criança e adolescente. A data 18 de maio é lembrada em todo país como o Dia Nacional de Enfretamento ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, durante a semana diversas ações são promovidas para conscientizar e sensibilizar a comunidade”, explica.

O município dispõe de uma rede de proteção a criança e ao adolescente no enfrentamento da violência sexual, formada por integrantes do Juizado Vara da Infância, Conselhos Tutelares, Secretaria Municipal de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Prevenção a Violência e Direitos Humanos, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Santa Mônica, CREAS Kalilândia, CREAS Lagoa Grande, dentre outros.

A comunidade pode denunciar a violência sexual infantil, através do Conselho Tutelar (75) 3614-3253 ou (75) 3614-3169 ou ligando de forma anônima gratuitamente pelo Disque 100. (Secom)