Daniela Cardoso
O secretário Estadual de Educação, Professor Osvaldo Barreto, falou sobre a implantação do Projeto Pacto, em escolas públicas na Bahia. O Pacto é uma das ações do Programa Todos Pela Educação do Estado e tem como objetivo assegurar que todas as crianças das escolas públicas baianas sejam alfabetizadas até os oito anos de idade.
De acordo com o secretário esse é um projeto de alta relevância que propõe erradicar o analfabetismo nas escolas, e tem como uma das metas principais, elevar os índices de aprovação para no mínimo 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% no ensino médio, até o ano de 2014.
“A criança entra na escola com seis anos e deveria estar alfabetizada até os oito, mas o que os indicadores de educação apontam na Bahia, é que temos amargado uma taxa de reprovação e abandono da escola, ainda no ensino fundamental, em torno de 20%. Além disso, temos a situação em que as crianças vão passando de série sem terem sido alfabetizadas”, ressaltou Osvaldo.
Ele afirmou que esse é um dos grandes problemas das escolas brasileiras e apontou o bom ensino na alfabetização como um dos pilares para a formação futura do aluno.
“A criança não é bem alfabetizada nos primeiros anos escolares e quando se defronta nas séries mais altas com outros conteúdos, ela não é capaz de compreender o que o professor está falando, daí ocorrem as reprovações e até mesmo o abandono escolar”, disse.
Osvaldo Barreto destacou que para a criança estar alfabetizada, ela precisa entender o que leu, ter domínio das operações básicas de matemática e escrever bem pequenos textos. Ele se mostrou confiante com os resultados do Pacto. “Estou muito animado com esse Projeto, pois demos início no mês de abril e rapidamente fizemos a adesão de muitos municípios”, comemorou.
Adesão dos municípios
Feira de Santana está entre os 214 municípios que já aderiram ao Pacto. Nesta primeira etapa, serão contempladas 7.244 escolas das redes municipais de ensino, com 10.651 professores alfabetizadores e 277 professores formadores, beneficiando 191.718 estudantes.
O secretário Estadual de Educação, Osvaldo Barreto, explicou que os municípios que queiram participar do projeto, têm que entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação e manifestar a vontade de participar. “Depois disso iremos providenciar o termo de adesão e depois iniciar o trabalho”.
Ele explicou ainda que o estado irá oferecer aos municípios, gratuitamente, a capacitação dos profissionais e dos matérias didáticos, tanto para os alunos quanto para os professores. “Os municípios devem escolher os professores a participar do projeto e indicar um coordenador.”
Os municípios que terão cobertura do programa na jurisdição da Direc 2, Feira de Santana, são: Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Candeal, Capela do Alto Alegre, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Gavião, Ichú, Ipacaetá, Ipirá, Irará, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Santana Bárbara, Santanópoles, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta, Tanquinho, Santo Estevão.