Aldo Matos
Foi lançado nesta segunda-feira (26) no Conjunto Penal de Feira de Santana o Programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça, pelo Gestor Estadual o Advogado Orlando Bittencourt. Em entrevista ao ACORDA CIDADE ele disse entender que o Programa é de grande alcance social já que a sociedade brasileira está enxergando que os apenados no Brasil estão crescendo e praticando outros delitos ao retornar a sociedade.
“É preciso que a sociedade fique atenta e colabore para que um programa como esse possa permitir reintegração ou integração social desse grupo”, ressalta.
Orlando Bittencourt disse que o programa tem um alcance grande, pois atinge as pessoas do regime semi- aberto, aberto, fechado e também as pessoas que fazem parte do grupo dos egressos. “Toda via no primeiro momento estamos divulgando o Programa para atingir aqueles que estão em regime fechado e aqueles que estão no regime semi – aberto”.
O Gestor ressaltou ainda que o Empresário ganha ao adotar o detento para trabalhar, porque atinge a responsabilidade social da Empresa e tem a desoneração da folha de pagamento. “A empresa que oportuniza vagas para o pessoal do regime semi – aberto ou fechado está isenta das obrigações sociais. Não recolhe o FGTS, não paga Férias, 13º salário e fica isento das obrigações previdenciárias porque a empresa se torna uma educadora junto com o Estado para recuperar o apenado”, explica.
Alguns empresários compareceram no evento de lançamento do Projeto.
Fotos: Aldo matos/Acorda Cidade.