Feira de Santana

Mais de 150 pessoas participaram da caminhada da II Semana Anti Drogas

Para o secretário municipal de Prevenção a Violência, Mizael Freitas, a caminhada é um meio de conscientizar a população sobre os malefícios causados pelo uso das drogas.

Acorda Cidade

Com o lema “Sou vivo não uso drogas” mais de 150 pessoas participaram da caminhada da II Semana Municipal da Cultura Anti Drogas na manhã desta quinta-feira (22). O percurso foi iniciado no Feira Palace Hotel em direção ao estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria. Durante a passeata foram distribuídos panfletos educativos para a comunidade feirense mostrando o poder que as drogas exercem sobre o organismo humano.

Para o secretário municipal de Prevenção a Violência, Mizael Freitas, a caminhada é um meio de conscientizar a população sobre os malefícios causados pelo uso das drogas. “Cerca de 80 % dos jovens estão envolvidos com as drogas, por isso precisamos unir forças para mudar o quadro que é constatado no país e município. Este é o momento da sociedade civil enfrentar o problema de frente, somente com esta junção será possível combater as drogas que tem levados tantos jovens a morte”, explica.

O presidente do Centro de Recuperação Resgatados por Cristo, Fernando Silva, conta quinze anos está longe das drogas. “É muito importante mostrar para a comunidade que existe tratamento para o usuário de drogas. A recuperação dura em torno de nove meses, caso haja necessidade o tratamento é prolongado por mais algum tempo. O individuo é quem deve decidir se tratar, pois não podemos obrigá-lo a continuar com o tratamento”, explica.

A diretora do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, Lélia Vitor Fernandes, diz que a educação é a ‘bola mestra’ da sociedade civil. “É através da educação que podemos manter os jovens livres das drogas e da marginalidade”, destaca. Durante a semana estão sendo promovidas oficinas e palestras em escolas municipais, estaduais e da rede privada visando abranger o maior número possível de jovens.

O evento faz cumprir a Lei Municipal 3025 de 15 de setembro de 2009. Nesta sexta-feira (23) será realizado um Fórum da Central Única de Favelas (CUFA), a partir das 8h, no Centro de Cultura Amélio Amorim e contará com a presença do artista MV Bill, embaixador da Organização das Nações Unidades (ONU), doutor Bomathiasen, dentre outras autoridades.