Unificação

Superintendente do Procon da Bahia visita Feira de Santana para unificar sistema de dados

Segundo Cristiana Santos a vantagem da unificação será a possibilidade uma radiografia mais exata dos problemas de defesa do consumidor no estado.

Daniela Cardoso

A Superintendente do Procon do estado da Bahia, Cristiana Santos, esteve em Feira de Santana na tarde desta quarta-feira (21) na sede do Procon de Feira. O objetivo da visita foi conversar sobre a participação do Município no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para tornar o órgão unificado.

“No ano passado fizemos uma reunião com todos os órgãos municipais de defesa do consumidor do estado, onde fixamos uma diretriz de trabalho de integração da base de dados, que na verdade é nacional”, explicou Cristiana.

De acordo com ela, o sistema é uma base de dados que está no ministério da justiça e que 24 estados do Brasil trabalha. Segundo a superintendente, houve conversa para a integração dos órgãos nos municípios baianos de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itapetinga.

“Estamos fazendo um cronograma de implantação desse software porque é preciso estudar e padronizar esses mecanismos de atendimento”, explicou Cristiana. Segundo ela a vantagem da unificação será a possibilidade uma radiografia mais exata dos problemas de defesa do consumidor na Bahia, que irá alimentar a base nacional.

“É evidente que em alguns municípios a demanda seja maior para algumas áreas do que em outros. Por exemplo, uma cidade pode sofrer mais com problemas na área de saúde, enquanto outros sofram com problemas na área de supermercado”, exemplificou.

Outra vantagem apontada pela superintendente do Procon da Bahia, é que a unificação dos dados poderá fortalecer as ações conjuntas dos diversos órgãos, resolvendo um único problema. Ela informou ainda que outras parcerias, como a capacitação dos servidores municipais podem ser realizadas entre o Governo Municipal e Estadual.

O superintendente do Procon de Feira de Santana, Rafael Cordeiro, avaliou a parceria como um grande passo para a cidade. “Esse cadastro nacional vai servir para avaliarmos e tomarmos as melhores decisões”, disse. As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.