Parabéns Feira de Santana

Desfile cívico do Dia da Cidade mostra a força da cultura popular

O ato cívico foi realizado na avenida Getúlio Vargas, e percorreu o trecho entre o Monumento à Maria Quitéria até a praça de Alimentação Gilson Pereira Alves

Ney Silva


Um desfile cívico militar na Avenida Getúlio Vargas marcou este domingo (18), as comemorações do dia em que Feira de Santana comemora 178 anos de emancipação política.


Quem foi prestigiar o evento não teve do que reclamar. A felicidade no semblante de crianças que desfilavam e as fanfarras, além de fantasias das escolas deixaram as pessoas satisfeitas. Profissionais de saúde que atuam em diversos serviços também participaram das comemorações.


 

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância de se comemorar o Dia da Cidade. “Esses eventos que marcam esse dia são planejados com antecedência especialmente o programa Escola na Avenida. Ele lembrou que durante toda a semana várias atividades foram realizadas.

No desfile a Guarda Municipal e a SMT- Superintendência de Trânsito, apresentaram seus veículos e equipamentos usados na segurança e fiscalização.

A administração municipal se empenhou para mostrar o trabalho desenvolvido na área de saúde. Profissionais dos serviços de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Atenção Básica e de combate à dengue também desfilaram.

Segundo o prefeito o objetivo foi chamar atenção da comunidade que o governo municipal está ativo em todas as suas ações de saúde, segurança, educação e outras intervenções necessárias para melhoria da cidade.

O coronel André Eduardo Bélico, comandante do 35º Batalhão de Infantaria disse que a unidade militar tinha que participar do desfile alusivo a emancipação da cidade porque seus integrantes em sua maioria são de Feira de Santana.“ Para nós participar desta festa cívica é uma obrigação”, afirmou.


A fanfarra do Dispensário Santana fez uma apresentação em frente ao palanque oficial. É sempre um destaque nos eventos que participa e chama atenção pelo ritmo de seus instrumentos.


A escola do Parque Brasil que tem como diretor geral Jonas Sousa de Jesus, o “Tio Jonas”, apresenta todos os anos o tema preservação do meio ambiente. Ele explica que a unidade escolar está sempre limpa e os alunos aprendem desde cedo a importância de cuidar da natureza.


 
A escola Antônio Carlos Coelho trouxe para o desfile a valorização da Literatura de Cordel. Alunos com os barbantes de cordéis expostos saíram às ruas mostrando que cordel também é cultura.


A APAE-Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais também esteve presente no desfile cívico. O presidente da entidade Jurandir Mato Grosso disse que atualmente a prioridade é garantir que crianças especiais tenham direito a inclusão escolar.


Ele reclama que existem cerca de 500 alunos em todas as faixas de idade que não sabem ler nem escrever. É que as escolas da rede pública alegam que não podem matriculá-las porque não existem professores capacitados que possam atender esse segmento.


A professora Nerivalda Silva, diretora geral da Escola Minhas Crianças, do bairro Parque Ipê, levou alunos e professores para o desfile. Com o tema Minha Escola Minha Vida, os alunos valorizaram o aprendizado dando um colorido especial.


Feira de Santana, a mais importante cidade do interior da Bahia, através do seu povo altaneiro demonstrou mais uma vez que é culturalmente forte. Apesar de todos os problemas de uma grande metrópole a cidade é amada e querida. Parabéns Princesa do Sertão.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade