Saúde do Homem

Centro de Prevenção registra aumento na demanda de exames de próstata em Feira

Em janeiro, foram realizadas 11 biopsias da próstata e 25 ultrassonografias, enquanto que em agosto os números atingiram 34 e 72, respectivamente

Acorda Cidade

 

O Centro Municipal de Prevenção aoncer Romilda Maltêz (CMPC) passou a registrar um aumento expressivo na demanda dos serviços prestados ao público masculino. Na próxima segunda-feira (19), o CMPC estará promovendo a Semana da Saúde do Homem, com uma ampla programação que inclui a realização de consultas e palestras.
 
A enfermeira do CMPC, Carolina Reis, observa que a implantação da Política Nacional de Saúde do Homem, feita pelo Ministério da Saúde em 2010, é um dos fatores que tem contribuído para que aumentasse a procura dos homens para realização dos exames para diagnosticar o câncer de próstata.
 
“Após a implantação dessa política, as unidades de saúde que integram a rede municipal passaram a intensificar ações voltadas ao público masculino, principalmente no mês passado, quando vários postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram ações de impacto através de feiras de saúde”, salienta.
 
Segundo Carolina Reis, as ações têm refletido diretamente no aumento da demanda do CMPC. “A conscientização, através de campanhas e ações, atingiu o público alvo, que são os homens a partir de 40 anos. Eles estão sendo referenciados e encaminhados pelas unidades localizadas no próprio bairro”, pontua.
 
Para confirmar a crescente demanda, a enfermeira revela as quantidades de exames realizados em dois meses deste ano. “Em janeiro, foram realizadas 11 biopsias da próstata e 25 ultrassonografias, enquanto que em agosto os números atingiram 34 e 72, respectivamente”, salienta.
 
Durante a Semana da Saúde do Homem, além dos serviços oferecidos pelo CMPC como consultas com urologista, oncologista e biópsia peniana, serão realizadas as palestras com a terapeuta ocupacional do CAPS AD, Rosângela Costa Sampaio (segunda-feira).
 
o coordenador do programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis, o enfermeiro Walterney Morais irá proferir sobre HIV/AIDS (terça-feira), e a médica Luciana Vital é a convidada para falar sobre prevenção de doenças, na quarta-feira. O CMPC está situado na rua Barão do Rio Branco, 621.