Feira de Santana

Greve dos Correios: Procon alerta consumidor sobre pagamentos de contas

Rafael Cordeiro afirmou ainda que, caso o consumidor se sinta lesado por causa da greve, deve tentar o ressarcimento do fornecedor e também do próprio Correio.

Daniela Cardoso

Com a greve dos Correios, muitos consumidores ficam em dúvida de como realizar o pagamento das contas sem o acréscimo de juros. O superintendente do Procon de Feira de Santana, Rafael Cordeiro explicou que o consumidor deve ficar atento e buscar viabilizar o pagamento das contas através da internet.

“A pessoa pode recorrer ao Procon para evitar a cobrança de juros, mas é melhor prevenir, porque as vezes acontece a cobrança de juros e o consumidor precisa fazer o estorno”, explicou.

Rafael Cordeiro afirmou ainda que, caso o consumidor se sinta lesado por causa da greve, deve tentar o ressarcimento do fornecedor e também do próprio Correio.

De acordo com ele, as empresas podem facilitar o pagamento, mas ressalta que os consumidores devem procurar meios alternativos para pagar as contas. “O fornecedor deve facilitar a vida do cliente e o consumidor deve tentar antecipar e procurar meios para pagar as contas”

O consumidor deve entrar em contato com o fornecedor, antes do vencimento das faturas, para informar sobre o não recebimento e solicitar que sejam disponibilizadas outras formas de acesso às contas: por e-mail, pelo site, fax, loja credenciada.

 

De acordo com  Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), Nos casos de compra de produtos a distância, durante a greve, cabe ao fornecedor informar ao consumidor no ato do pedido que a entrega pode atrasar, em virtude da greve.
 
Se a compra tenha sido feita antes da greve, a responsabilidade passa a ser dos Correios. Neste caso, oconsumidor pode até ingressar com ação judicial contra o órgão, se ele tiver  algum tipo de prejuízo, em virtude do não recebimento. É improtante que o consumidor acompanhe o pedido junto ao site da empresa e dos Correios.

A greve foi iniciada no dia 14 deste mês. As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.