Feira de Santana

População reclama da falta de coleta de lixo em várias ruas da cidade

O secretário municipal de Serviços Públicos, Luiz Araújo, informou que ficou sabendo da situação através do programa Acorda Cidade. Em nota divulgada pela prefeitura, ele afirma que a situação já está sendo regularizada.

Daniela Cardoso

A ausência da coleta de lixo em vários bairros e ruas de Feira de Santana, foi motivo de reclamação de muitos ouvintes que ligaram na manhã desta sexta-feira (9), para o Programa Acorda Cidade.

Os moradores do bairro Jardim Acássia reclamaram que os animais rasgaram os sacos de lixo, o que segundo eles, causou um mau cheiro no local. A rua JJ Seabra no centro da cidade também amanheceu com lixo nas calçadas das lojas.

Os bairros Mochila, Feira XII, Serraria Brasil e as ruas e avenidas Adenil Falcão, Francisco Marques da Silva, Brigadeiro Eduardo Gomes, Senador Quintino e Manuel Pereira Alves, também não tiveram a coleta de lixo, de acordo com moradores.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Luiz Araújo, informou que ficou sabendo da situação através do programa Acorda Cidade e que ainda não sabia os motivos da falta da coleta de lixo em vários bairros da cidade.

“Vamos buscar informações para saber quais são as ruas que o carro do lixo não passou para que possamos intervir e buscar sanar as irregularidades”, assegurou.

Caminhões quebrados

O repórter Paulo José esteve na garagem da Viva Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo, e foi informado por um funcionário, que não quis se identificar, que alguns carros quebraram e por isso houve atraso na coleta.  

A prefeitura municipal de Feira de Santana divulgou uma nota na manhã desta sexta, afirmando que a falta de 27 funcionários coletores, prejudicou a coleta de lixo na cidade e que nas próximas 48 horas, todo o serviço estará regularizado. A nota informou ainda que foi determinada uma multa a empresa Viva Ambiental .

Confira a nota na íntegra

O serviço de coleta de lixo, que foi prejudicado em alguns pontos da cidade por conta da falta de 27 agentes coletores, na manhã desta sexta-feira (9), já está sendo regularizado e deverá ser completamente normalizado nas próximas 48 horas. A informação é do secretário municipal de Serviços Públicos, Luiz Araújo, que determinou multa e solicitou relatório à empresa responsável.

De acordo com o secretário, o atraso nos circuitos de coleta de lixo foi ocasionado pela ausência dos funcionários. “Ao tomar conhecimento da situação, determinamos que a Viva Ambiental redobrasse as equipes e concentrasse esforços para regularizar o serviço”, disse Luiz Araújo. Ele explicou ainda que a empresa será penalizada com sanções administrativas.

Dentre as penalidades impostas à empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, está a cobrança de multa, que é calculada de acordo com a pesagem dos resíduos – são recolhidos diariamente em Feira de Santana cerca de 400 toneladas de lixo. As medidas, segundo Luiz Araújo, são amparadas pelo contrato administrativo firmado entre a empresa e a Prefeitura.

A respeito da falta dos agentes coletores, o secretário de Serviços Públicos esclareceu que a relação trabalhista dos mesmos é com a Viva Ambiental. “O governo é o contratante e a Sesp é fiscalizadora da operação do sistema pela empresa contratada”, esclareceu. Luiz Araújo disse ainda não ter conhecimento de eventuais pendências que possam ter ocasionado o problema. (Secom)

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade