Telefonia

Governo avança na ideia de criar telefone móvel popular

Objetivo do ministério das Comunicações é oferecer serviços com mensalidades de 13 reais para a população de baixa renda

Acorda Cidade

O governo tem discutido e até mesmo feito simulações junto a operadoras móveis de telefonia para a criação de um plano popular de telefone móvel por meio de um modelo semelhante ao do chamado Acesso Individual Classe Especial (Aice), que busca levar o telefone fixo a 13 reais mensais à população de baixa renda. Segundo o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, a intenção é alcançar as camadas mais carentes da população. O serviço seria oferecido às pessoas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais, mais abrangente do que o próprio Bolsa Família.

"É uma ideia que pode passar pela simplicidade do aparelho, utilização da rede da Telebrás e também existe a perspectiva de redução tarifária, mas escalonada no tempo, com metas e com prazo para acabar", afirmou Alvarez. De acordo com o secretário, o modelo de negócios do "Aice Móvel" está sendo discutido com duas grandes operadoras. "Uma delas disse ter interesse", concluiu Alvarez, sem identificar as companhias.

As informações são da Agência Estado