Os moradores da Rua Pedro Suzart no bairro Serraria Brasil em Feira de Santana, solicitaram a reportagem do Acorda Cidade para reclamar da onda de furtos que estão acontecendo na região.
Segundo eles, criminosos estão furtando as tampas de bueiros das residências, para provavelmente serem vendidas no ferro velho.
De acordo com o corretor de imóveis, Adriel Santos, que já mora no bairro há mais de 30 anos, os furtos aumentaram na semana passada.
“Já tem uma duas semanas que eles começaram a arrancar as tampas dos hidrômetros, inclusive já começaram a roubar também os hidrômetros. Eu que sou morador aqui do bairro, tenho que ficar acordado na madrugada por volta de 2h, 3h da manhã para tentar flagrar quem está fazendo isso. Ali na Rua Ari Barroso por exemplo, já levaram várias tampas, e aqui em nossa rua, levaram o hidrômetro da minha vizinha. Não sabemos qual é o motivo certo, mas bem provável que seja para vender em ferro velho”, contou.
Anselmo Pedra também é morador da Rua Pedro Suzart e foi vítima dos criminosos.
“A minha tampa foi roubada de sábado para domingo, eu tive que prestar queixa na Polícia Civil, para que a Embasa pudesse fazer o reparo aqui, mas por enquanto só fizeram a ligação, mas o hidrômetro ainda não foi colocado. Aí o local fica sem a tampa, se torna um buraco e qualquer pessoa pode se acidentar aqui, seja um idoso, uma criança ou qualquer outra pessoa, ainda mais que aqui durante a noite, a iluminação não é tão clara”, disse.
Adailton Santana é radialista e deficiente visual. Ao Acorda Cidade, ele destacou as dificuldades enfrentadas no bairro.
“Para andar aqui nesta rua está ficando cada vez mais difícil, porque os vândalos estão roubando as tampas dos bueiros, estão roubando também os hidrômetros, então já se torna difícil para quem não tem nenhuma deficiência, imagine pra mim, que sou deficiente visual. Nós pedimos que as autoridades competentes possam tomar algum tipo de providência”, informou.
Natália Santos também é moradora do bairro Serraria Brasil. Ela contou que além dos prejuízos que os outros moradores estão tendo, tem a questão do desperdício da água também.
“A gente acorda de manhã cedo, quando vai olhar na porta de casa, a água desperdiçando pela rua. Temos várias crianças que passam por essa rua para irem pra escola, podem cair em um bueiro como este e se acidentarem de forma grave”, informou.
Ao Acorda Cidade, a Embasa informou que apenas neste ano de 2022, 697 hidrômetros já foram roubados em Feira de Santana. Somente no mês de agosto, até o dia 24, foram 147.
Ainda de acordo com a Embasa, o cliente que tiver o equipamento roubado, deve prestar uma queixa na delegacia, e salientou que as galerias de drenagem pluvial, água de chuva, a responsabilidade e manutenção, é da Prefeitura Municipal, ficando responsável apenas pelas redes de abastecimento e esgotamento sanitário.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram