Acorda Cidade
Nesta sexta-feira (26), o HEC completou um ano de atividades e a data foi comemorada com uma celebração no próprio hospital, presidida pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian.
Planejado para ser referência no atendimento pediátrico de média e alta complexidade, o HEC já superou as metas estabelecidas para o primeiro ano de funcionamento. Atualmente, a unidade possui 154 leitos ativos, o que corresponde a 55% da capacidade plena, que é de 280 leitos; destes, 20 são de Unidade de Terapia Intensiva. Mais de 126 mil procedimentos foram realizados desde a sua abertura e cerca de 130 pacientes são atendidos diariamente na unidade.
O ambulatório do HEC é outro serviço que tem trazido benefícios à comunidade. Diversos especialistas têm realizado consultas a exemplo de pediatras, neuropediatras, ortopedistas, nefrologistas, pneumologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outros, que já efetuaram mais de três mil consultas neste período.
Cirurgias
O hospital tem um número significativo de cirurgias: 1.162 procedimentos. Recentemente, a unidade participou do V Mutirão Nacional de Cirurgia de Pediátrica e realizou, em um único dia, 28 procedimentos. A equipe de profissionais do HEC hoje soma 812 colaboradores dos quais mais de 100 são médicos.
Selo ChildKind
O trabalho multiprofissional, que envolve médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, tem rendido bons frutos e o HEC pode ser o primeiro hospital do país a receber o selo ChildKind – uma associação mundial que desenvolve um trabalho em hospitais de todo o mundo, buscando identificar a dor na criança através de técnicas especializadas, para depois eliminá-la ou atenuá-la.
Projeto Aconchego
Já o Projeto Aconchego é direcionado ao serviço de neonatologia e promove ações que minimizam a dor e o sofrimento não somente do bebê, mas das mães e de toda a família. Para isso, a equipe (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros) pratica atividades com as mães e os bebês, de maneira individualizada, e oferece oficinas de geração de renda.
Grupo de Humanização
O Grupo de Humanização é mais uma frente de trabalho que busca humanizar ainda mais o atendimento. Formado por representantes de todos os setores do hospital e da comunidade, o grupo se reúne regularmente para não só ouvir sugestões e críticas e buscar solucioná-las, mas também para promover ações que integre a equipe, otimize a relação com o paciente e interaja com o mesmo, através de ações lúdicas, como festas alusivas ao Natal, ao São João. Nesta semana, o resultado de uma campanha interna de arrecadação de agasalhos, encabeçada pelo grupo, foi entregue ao Centro Social Monsenhor Jessé – uma casa de assistência a moradores de rua da cidade de Feira de Santana.
Futuro
A partir de 2012 novos serviços serão oferecidos à comunidade, a exemplo do tratamento em oncologia e cirurgia cardíaca. “Hoje já somos uma referência em atendimento de alta complexidade. Estes novos serviços ampliarão a oferta e auxiliará na resolutividade da demanda existente em todo o estado.”, ressalta a diretora Edilma Reis.