Feira de Santana

Programa vai beneficiar desempregados e trabalhadores sem carteira assinada

O anúncio foi feito pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Segundo ele Feira de Santana é uma das cidades que mais recebe recursos no combate a pobreza com repasse de mais de R$ 300 mil por mês.

Andréa Trindade

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, esteve em Feira de Santana na manhã desta quinta-feira (25) visitando a Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana – FAMFS, no bairro Queimadinha, a convite do Deputado Estadual e Líder do Governo, José Neto

 
Durante entrevista, o Secretário anunciou para a segunda quinzena de setembro a implantação, em Feira de Santana, do programa do Governo Estadual “Vida Melhor, Oportunidade Para Quem Mais Precisa”.  O programa vai possibilitar a ampliação da renda familiar pelo trabalho, estimulando o empreendedorismo, a produção e a comercialização.
 
“Estamos lançando um programa de inclusão produtiva que vai nos dar um norte positivo tanto para pessoas da zona rural quanto da zona urbana. Vamos identificar os vendedores autônomos, os vendedores de picolé, de salgados, na busca de organizar essa categoria oferecendo capacitação e estruturação para que eles se apresentem melhor no mundo do trabalho. Serão duas unidades em Salvador e uma em Feira de Santana,” informou.
 
Acompanhado por uma equipe técnica, o secretário disse que Feira de Santana é uma das cidades que mais recebe recursos dos governos Estadual e Federal no combate a pobreza com repasse de mais de R$ 300 mil por mês para estruturação dos Cras e dos Creas (Centro de Referência de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
 
 “Feira de Santana também tem repasse para o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Programa de Terceira Idade, Benefício de Prestação Continuada (BPC), ajuda de funeral para famílias carentes, além de outros programas de nossa secretaria”,enumerou o secretário.
 
Para quem é direcionado o programa?
 
O Programa Vida Melhor é voltado, preferencialmente, para inscritos no CadÚnico e que pertençam a famílias com renda (por pessoa) de zero até meio salário-mínimo, na faixa etária de 18 a 60 anos. Serão 120 mil famílias na área urbana e 280 mil famílias na área rural, priorizando as seguintes categorias:
 
•Trabalhadores sem carteira assinada;
 
•Trabalhadores autônomos sem previdência;
 
•Desempregados;
 
•Trabalhadores de empreendimentos populares e solidários;
 
•Agricultores familiares;
 
•Povos e comunidades tradicionais;
 
•Acampados, pré-assentados e assentados da reforma agrária.