Feira de Santana

Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza aparelhos auditivos

De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, para ser beneficiado com o aparelho auditivo, o paciente deve, inicialmente, ser referenciado pela unidade de saúde do seu bairro.

Acorda Cidade

Pessoas com deficiência auditiva podem adquirir gratuitamente um Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) em Feira de Santana. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza mensalmente 111 unidades do aparelho, através da clínica Otorrinos (credenciada ao Sistema Único de Saúde). No período de junho de 2010 a maio deste ano, 1.334 pacientes foram contemplados com um dos modelos de AASI.
 
De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, para ser beneficiado com o aparelho auditivo, o paciente deve, inicialmente, ser referenciado pela unidade de saúde do seu bairro. “O clínico da unidade solicitará a consulta com o otorrino e ela será agendada pela Central Municipal de Regulação. Após a consulta, o paciente deverá ser submetido à audiometria, exame que detecta o grau de surdez. Tanto a consulta quanto o exame são realizados na Otorrinos”, explica.

Na mesma clínica, o paciente será acompanhado por assistentes sociais e psicólogos e retorna ao otorrino após receber o exame da audiometria. “É nesta segunda consulta que o otorrino avalia a audiometria e solicita o aparelho adequado para atender as necessidades daquele paciente. O prazo estimado para a entrega do aparelho é de seis meses”, afirma Gilberte Lucas.

Ela destaca, ainda, os benefícios que os AASIs oferecem aos portadores de deficiência auditiva. “Os aparelhos auditivos servem para captar e ampliar sons, proporcionando ganhos acústicos que ajudam os portadores na vida familiar, na escola ou no trabalho”, ressalta, acrescentando que “após a aquisição do aparelho, manutenções são realizadas regularmente na mesma clínica”. As informações são da Secom.