Feira de Santana

Feira de Santana confirma primeiro caso da varíola dos macacos

A Secretaria vai divulgar mais informações em breve.

10/08/2022 às 08h40, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

secretaria municipal de saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Atualizada às 15h20

A Prefeitura de Feira de Santana confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos nesta quarta-feira (10). O paciente é um homem, de 29 anos, residente do município. Ele apresentou os sintomas há 21 dias e fez o exame.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, o paciente tem histórico de viagens no próprio Brasil e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde já está fazendo o monitoramento dos contatos. Ao ter conhecimento do caso, a equipe de Saúde do município, realizou imediatamente a notificação e a investigação, e adotou as medidas de prevenção e controle contra o vírus.

O prefeito Colbert Martins, também confirmou o primeiro caso no município durante o Programa Acorda Cidade. De acordo com ele, a informação foi enviada pela Fiocruz, através de e-mail.

“O primeiro caso da varíola dos macacos aqui em Feira de Santana foi confirmado agora pela manhã, acredito que não tenha nem 10 minutos, que a Fiocruz enviou as informações por e-mail para a Secretaria de Saúde. Este exame ainda não está sendo feito aqui no estado da Bahia, então se repete aquela mesma situação da Covid-19, quando os testes eram encaminhados para que tivéssemos a confirmação. Queremos informar à sociedade que ainda temos mais três casos suspeitos que ainda precisam da confirmação, mas não é momento para que haja pânico na cidade”, salientou.

Ainda segundo o prefeito, haverá uma coletiva de imprensa para que todas as informações sejam divulgadas.

“Amanhã teremos uma coletiva de imprensa, principalmente para orientar a todas as pessoas, já temos um plano nacional com relação à varíola dos macacos, a médica infectologista Melissa Falcão também está nos acompanhando, e quero lembrar que é uma doença transmissível de pessoa para pessoa, não é do macaco. Então o sintoma é como catapora, porém com bolhas grandes, e esta transmissão pode acontecer através da saliva, do espirro, pela tosse, mas infelizmente, hoje eu participo do programa, para anunciar que nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, Feira de Santana confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos”, concluiu.

No início da manhã de hoje, a Vigilância Epidemiológica fez a coleta de mais um caso suspeito, contabilizando um total de quatro exames que aguardam o resultado.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “transmissão pode acontecer através da saliva, do espirro, pela tosse…”
    Porque não volta ser obrigatório o uso de máscaras em locais fechados? E as crianças nas escolas? Por favor Sr. Prefeito veja isso aí!

    1. O contato é maior pelo contato com secreções de pessoas contaminas ou por objetos contaminados, balcões, assentos de ônibus, uber, parquinho infantil.

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade