Saúde

Prefeito confirma primeiro caso de varíola dos macacos em uma criança de Salvador

Atualmente, segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no sábado (6), 19 casos de varíola dos macacos foram identificados no estado.

08/08/2022 às 13h13, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias

O prefeito Bruno Reis (União) falou, nesta segunda-feira (8), sobre o registro do primeiro caso de infecção da varíola dos macacos (monkeypox) em uma criança na Bahia. De acordo com o prefeito, o caso está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Sempre que surge um caso ele passa por um monitoramento permanente. Semana passada nós lançamos um protocolo, com uma série de orientações de como previnir e depois, caso seja infectado, que providências tomar. Inclusive, temos unidades preparadas especificamente para esse tipo de atendimento”, afirmou o gestor, sem dar mais detalhes sobre o estado de saúde ou outras informações sobre o paciente.

Atualmente, segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no sábado (6), 19 casos de varíola dos macacos foram identificados no estado.

Segundo o site Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade, deste quantitativo, 13 foram diagnosticados em Salvador, um em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição do Jacuípe, um em Ilhéus e um em Mutuípe. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 98 suspeitos.

Sintomas
De acordo com a Sesab, entre os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa.

A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Rede de Assistência na Capital

A partir desta segunda-feira (8), com a implementação do protocolo municipal de ação, quem mora na capital baiana vai poder contar com uma rede de referência para o atendimento de pessoas com suspeita de infecção pelo vírus da varíola dos macacos.

Ao todo, 28 unidades básicas de saúde e outras 16 unidades de urgência e emergência estarão à disposição da população (confira aqui). A lista de equipamentos, que poderá ser alterada pela gstão, estará disponível diariamente nos canais oficiais da prefeitura.

Fonte: Bahia Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Pessoa mexe no celular

Saúde

Uso excessivo de telas: oftalmologista chama atenção para desconforto e riscos à visão

Em comemoração ao Dia o Oftalmologista, o Acorda Cidade conversou com o médico oftalmologista Pedro Gantois para tirar dúvidas sobre...

07/05/2024 às 21h05

endometriose

Saúde da Mulher

Mais de sete milhões de brasileiras são afetadas pela endometriose, doença silenciosa que afeta mulheres 

Passar pelo período menstrual já é um incômodo na vida das mulheres. São cólicas, inchaço, dores de cabeça, nas costas,...

07/05/2024 às 18h25

Asma

Saúde

Dia da Asma: conheça as principais características, tratamento e prevenção da doença

A asma também pode estar associada às infecções respiratórias virais e podem apresentar também casos de rinite alérgica ou sinusite....

07/05/2024 às 06h40

psicanalista

Dia do Psicanalista

Psicanálise traz autoconhecimento de dentro para fora através do estudo da mente humana

A psicanalista, Mirna Araújo, trouxe informações e detalhes relevantes que ajudam a compreender o funcionamento da mente humana.

06/05/2024 às 20h00

Ações de vigilância epidemiológica hospitalar serão fortalecidas no Hospital da Mulher

Saúde

Ações de vigilância epidemiológica hospitalar serão fortalecidas no Hospital da Mulher

O objetivo principal foi fortalecer alinhar processos e notificações em conjunto com os coordenadores dos setores da instituição.

06/05/2024 às 17h24

Feira de Santana receberá unidade móvel para rastreio de câncer de pulmão

Saúde

Feira de Santana receberá unidade móvel para rastreio de câncer de pulmão

A unidade móvel será instalada na Praça Filinto Bastos e o atendimento ocorrerá por marcação.

06/05/2024 às 17h18

image

Rádio acorda cidade